Escolas devem informar dados do Censo Escolar 2021 até 23 de Agosto

PUBLICIDADE

O Inep, no dia 18 de julho, começou a coletar os dados do Censo Escolar 2021. A primeira etapa consiste na Matrícula Inicial, e segue até o dia 23 de agosto, que envolve obter dados informativos sobre as escolas. Após esse prazo, o instituto deve disponibilizar os relatórios para possíveis alterações, caso precise.

Como funciona o Censo Escolar 2021?

O Censo Escolar é feito através do Educacenso, que é uma plataforma informatizada capaz de realizar a coleta de dados de forma manual, com digitação no próprio sistema, e por meio de migração de dados para as escolas onde a gestão é feita por um sistema próprio.

Cabe aos diretores das instituições de ensino a resposta ao Censo, por meio da plataforma, e é responsável pela veracidade das informações a serem declaradas. É possível designar essa função a um funcionário, mas a responsabilidade será conjunta entre o diretor e o servidor designado para a função, sob pena de responder na justiça.

PUBLICIDADE

Em sua primeira etapa, o estudo consiste na Matrícula Inicial, que é o recolhimento de informações das escolas municipais, estaduais e particulares, no que diz respeito aos estabelecimentos, alunos, profissionais e gestores da educação básica e profissional.  

O Inep, ao obter todas as informações deverá enviá-las ao Ministério da Educação. Esse procedimento é a maneira pelo qual o MEC estipula o repasse de recursos financeiros conforme a necessidade, além de indicar a qualidade do ensino no país.

A segunda etapa consiste na Situação do Aluno, uma avaliação feita ao final do período letivo acerca do rendimento do aluno, se foi aprovado ou foi reprovado, e sobre movimento, se o estudante foi transferido, se parou de frequentar ou veio a falecer.

Escolas devem informar dados do Censo Escolar 2021 até 23 de Agosto
Imagem do Portal do INEP

Quando será dado início a segunda fase e como ela funcionará?

A segunda fase do Censo Escolar 2021 está prevista para o dia 1º de fevereiro de 2022, e estará à disposição até o dia 17 de março. Os relatórios e taxas preliminares de rendimento ficarão à disposição das escolas para possíveis alterações no período entre 4 e 18 de abril. Em 19 de maio, serão divulgados os relatórios de rendimento escolar na plataforma do Inep, o que finaliza a segunda etapa do estudo.

O que é o Censo Escolar?

O Censo Escolar é o maior e mais importante estudo estatístico sobre a educação do país. É o meio de entender a realidade educacional brasileira e conta o trabalho conjunto entre estados e municípios, por suas secretarias de educação, e participação de todas as escolas, tanto da rede pública como da privada, de todo o Brasil.

A finalidade da pesquisa é conhecer a fundo a real qualidade do ensino no país, na busca de destinar recursos de maneira mais justa, conforme a realidade de cada região e graças a esse estudo, houve a possibilidade de aprimorar e desenvolver políticas públicas melhores e eficazes.

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.