Entenda como Tratar a Artrite

A artrite, ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é apenas uma doença de velhos. Ela também pode atacar jovens e adultos jovens,…

A artrite, ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é apenas uma doença de velhos. Ela também pode atacar jovens e adultos jovens, mas em menores quantidades. A artrite é uma inflamação dos tecidos conjuntivos, que geralmente está localizada nas articulações, ou uma degeneração não-inflamatória desses tecidos, o que causa a perda de força e a dor nos locais atacados. Em volta do mundo, cerca de 350 milhões de pessoas sofrem de artrite, termo usado genericamente para mais de 100 doenças que atingem as articulações.

A artrite pode ser causada por herança genética, bactérias ou vírus. No caso da genética, o organismo produz anticorpos que atacam e machucam algumas articulações corporais. À medida que o corpo tenta se defender, os vasos sanguíneos se dilatam para permitirem a passagem do plasma, responsável por levar as células defensoras ao local atingido. O plasma concentrado nas regiões afetadas é o que causa o inchaço e a dor no local.

Quando a artrite for causada por bactérias ou vírus, é porque esses micro-organismos atingiram as articulações e fizeram com que o corpo reagisse da mesma forma que na artrite genética. Os vasos se dilatam para a passagem do plasma, que se acumula nas articulações, causando dor e inchaço.

Também existe a artrite causada por fatores naturais. A osteoartrite é uma das formas mais comuns desse tipo de artrite e é causada por vários motivos como o desgaste natural pelo uso, pela idade e pelo sobrepeso. Por isso, as partes do corpo mais afetadas são o quadril, os joelhos e os tornozelos. Além dessas causas naturais, a osteoartrite pode ser gerada por fatores externos como traumas, cirurgias e lesões nas articulações. Outros tipos de osteoartrite podem surgir por fatores genéticos, porém, essa não é uma regra. Nem todo filho de pessoas que sofrem de osteoartrite também sofrerá dela.

Leia Também:  Coleção Verão 2014 Luz da Lua

Como o desgaste da articulação não pode ser revertido, não existe outro tratamento além de analgésicos simples ou anti-inflamatórios que aliviam a dor. Uma outra saída é fazer uma substituição da articulação afetada por uma prótese, mas o processo não é indicado para pessoas muito idosas.

Pessoas que não respondem bem aos medicamentos oferecidos ou que não gostam de se submeter a cirurgias podem optar pela infiltração de corticosteróides intra ou peri-articular, que diminuem muito a dor causada pela artrite.

Métodos cada vez mais modernos têm surgido para que as dores da artrite desapareçam. A injeção de produtos para viscossuplementação, que são substâncias com a mesma consistência do líquido sinoval, que preenche a articulação, é feita no local afetado para que o desgaste seja reposto, pois a restauração das propriedades elásticas e lubrificantes do líquido sinoval é feita.

A artrite é uma doença que, apesar de não causar grandes riscos à saúde, incomoda bastante as pessoas que sofrem dela, pois a dor e o inchaço são constantes, o que dificulta a boa produção das funções cotidianas. Sendo assim, entenda como tratar a artrite para não sofrer com as dores e a perda de força causadas por ela.

Top