Entenda como os papagaios desenvolvem a fala

É impossível não ficarmos encantados com a beleza e a inteligência dos papagaios – além de obterem lindas penas coloridas, eles possuem a incrível…

É impossível não ficarmos encantados com a beleza e a inteligência dos papagaios – além de obterem lindas penas coloridas, eles possuem a incrível capacidade de reproduzir uma grande variedade de sons emitidos pelos seres humanos.

Conheça mais sobre esta fantástica ave

As espécies deste animal mais falantes do mundo possuem um vasto vocabulário com cerca de 1000 palavras, sendo elas em diversos idiomas. Esta ave, se bem treinada,  pode superar expectativas de modo que a diversão será garantida para todos os visitantes que se dispuserem a ouvir os encantos do  incrível pássaro. Conheça mais sobre este bichinho e entenda como os papagaios desenvolvem sua fala:

Sobre a ave

Existem uma grande variedade de espécies de papagaios. Dentre elas, a maioria é oriunda do território brasileiro e da América do Sul, como o papagaio-galego, papagaio-verdadeiro, papagaio-de-porto-rico, papagaio-da-patagônia, cinzento, moleiro e diversas outras, além dos oriundos da Indonésia (como o papagaio-escarlate) e demais planícies tropicais.

A família deste animal também inclui as araras, periquitos, maracanãs, jandaias e apuins. Muitas destas aves possuem  um mecanismo semelhante às cordas vocais dos seres humanos, tornando-se capazes de reproduzir sons diferenciados.

Desenvolvimento da fala

Um estudo realizado por uma equipe de pesquisadores norte-americana aponta que assim como os seres humanos, os papagaios fazem o uso da língua para modular a sua fala – muitos dos órgãos de seu aparelho fonético são semelhantes aos nossos e produzem as vibrações necessárias para a saída de um som claro e preciso.

Assim como as crianças, a emissão de sons do papagaio se inicia ainda em sua infância ou juventude quando eles estão mais aptos para o desenvolvimento da fala. Quanto mais madura a ave, menor a chance de aprender a reproduzir nomes e palavras de nosso vocabulário – porém não se desespere, pois isso não a diferenciará das demais.

Leia Também:  Tapetes para Sala

Ensinando um papagaio

Para treinar esta simpática ave a falar, é válido lembrar que o desmame é um importante ciclo em sua vida – após tomar os cuidados necessários o alimentando com papinhas de frutas e grãos batidos e ao ter certeza que o animal pode se alimentar sozinho com pedaços pequenos de sua refeição favorita, concluiremos que as articulações de sua língua estarão mais desenvolvidas, tornando-se aptas para que palavras simples e fáceis lhe sejam ensinadas.

O papagaio fica apto a desenvolver sua fala após o desmame

A dica é iniciar dando uma atenção especial ao papagaio, quando ele vir até você. Não fique perto de outras pessoas ou itens como rádio e televisão que servem como distração na hora de treinar a sua fala. O importante é iniciar produzindo sons fáceis para que sejam imitados, como saudações e nomes.

Dê a ele sempre um pedacinho de fruta como recompensa quando tentar produzir o som, e logo você poderá ouvir o animal lhe chamando e falando frases completas para alegrar o seu dia.

Top