Como evitar problemas respiratórios no inverno

Gripes, resfriados, alergias, asma e bronquite são algumas das doenças que costumam aparecer de maneira mais intensa durante as épocas de frio. Se você…

Gripes, resfriados, alergias, asma e bronquite são algumas das doenças que costumam aparecer de maneira mais intensa durante as épocas de frio. Se você quer ficar bem longe delas, saiba como evitar problemas respiratórios no inverno.

Quando chega o inverno, as doenças respiratórias costumam atacar com força total (Foto: Divulgação)

A queda brusca da temperatura e a baixa umidade do ar, características marcantes do período mais frio do ano, são condições que contribuem bastante para a alta incidência das doenças respiratórias.

Devido ao frio, as pessoas acabam optando por ficar em lugares pouco ventilados, fechando portas e janelas, o que facilita a proliferação de vírus e bactérias, principalmente em locais com grandes aglomerações de pessoas. Por causa disso, é preciso redobrar a atenção com a saúde nessa época.

Doenças respiratórias em crianças: dicas para evitar

Alimentos que combatem a gripe

Como evitar problemas respiratórios no inverno

As crianças podem sofrer ainda mais com os problemas respiratórios (Foto: Divulgação)

Para evitar problemas respiratórios no inverno, você pode começar mantendo a casa arejada e limpa, livrando-se da poeira (use um pano úmido ao invés da vassoura). Tapetes e cortinas de tecido, que acumulam muito pó, devem ser evitados, principalmente pelas pessoas alérgicas.

Outros cuidados incluem:

– Não ficar muito tempo no ar condicionado e em locais fechados e com aglomeração de pessoas.

– Deixe as janelas abertas durante pelo menos algumas horas, para aumentar a circulação do ar, facilitando também a entrada do sol, que ajuda a arejar a casa.

– Lave bem os cobertores, mantas, lençóis e agasalhos antes de usá-los, pois eles podem estar cheios de ácaros e poeira, se ficaram muito tempo guardados.

Continuar Lendo  Dicas para decorar varandas e terraços

– Higienize também os bichos de pelúcia.

– Lave as mãos com frequência, utilizando sabonete líquido (o álcool gel pode substituí-lo).

– Tome as vacinas contra pneumonia e gripe, principalmente se você faz parte dos grupos de risco para essas doenças (crianças, idosos, gestantes, etc).

Outras dicas

Deixar as portas e janelas abertas, para arejar a casa, é uma boa pedida para evitar as doenças respiratórias (Foto: Divulgação)

Para evitar doenças respiratórias no inverno, também vale lembrar as seguintes dicas:

– Consuma bastante líquido, especialmente água.

– Mantenha uma dieta equilibrada, para fortalecer as defesas naturais do organismo.

– Use umidificadores de ar, toalha molhada ou bacia com água para amenizar os problemas causados pela baixa umidade, que afetam as vias respiratórias.

– Evite fumar e fique longe da fumaça do cigarro alheio.

– Substitua os cobertores que soltam pelos por mantas de tecido ou algodão.

Top