Energias Renováveis no Brasil

O Brasil é líder mundial no uso de fontes renováveis de energia. Quase metade das fontes do país é renováveis, enquanto que no resto…

O Brasil é líder mundial no uso de fontes renováveis de energia. Quase metade das fontes do país é renováveis, enquanto que no resto do mundo a média é de pouco mais de 10%. Tudo começou com a crise do petróleo na década de 70, quando o “ouro preto”, como também é conhecida a substancia, ficou em risco de escassez. Nesse cenário, o país começou a buscar novas fontes de energia.

O petróleo é uma fonte não-renovável e finita, ou seja, não tem como reciclar e ainda por cima não é fabricada há todo tempo. Existem rios de petróleo pelo mundo, mas um dias eles vão secar. O Brasil é um dos países que estará preparado para essa seca, ao contrário de outros que dependem quase que integralmente do petróleo como fonte de energia.

O Etanol é a principal fonte renovável brasileira. Muitos acham que é algo recente, mas essa sustância já vem sendo estudada e preparada desde a década de 70. Sempre houveram grandes fazendas de cana de açúcar no país, ajudando na fabricação do etanol e derivados dessa matéria prima. No ano de 1985, 91% dos carros produzidos funcionavam em etanol de cana. Hoje, o país ainda mantem o índice.

As principais fontes de energia no país hoje é a água e o ar. Isso mesmo! O Brasil possui grandes usinas hidroelétricas e também grandes campos eólicos. A energia eólica é aplicada principalmente em algumas regiões do país, principalmente em tempo de seca, onde há pouca água e bastante vento. Esse tipo de energia começou a ser explorada também depois de uma grande seca e falta de energia que derivaria das hidroelétricas que estavam sem água. Assim, houve a necessidade da exploração de outras fontes de energia, como foi o caso da eólica.

Leia Também:  Os 10 países que mais contribuem com o aquecimento global

Outro tipo energia renovável brasileira é a biomassa. A biomassa é uma fonte de energia limpa utilizada no Brasil. Ela reduz a poluição ambiental, pois utiliza lixo orgânico, restos agrícolas, aparas de madeira ou óleo vegetal para produzir energia. São diversas as fontes de energias renováveis no Brasil. A expectativa é que novas fontes sejam encontradas e exploradas nos próximos anos. Cursos nessa área são uma ótima opção para quem deseja ter um futuro profissional certo e brilhante.

A cana de açúcar é um dos carros chefes da sustentabilidade brasileira. Vários produtos derivam da cana, incluindo o etanol. Outro produto que vem fazendo sucesso é o plástico verde, um plástico biodegradável. Ele deriva da cana de açúcar e sua decomposição leve em média 120 dias, muito diferente do plástico comum que demora milhões de anos para sumir definitivamente do meio ambiente.

As energias renováveis no Brasil estão cada vez mais com força total. É o país lutando pela preservação do meio ambiente, pela distribuição de conforto à população e tentando manter um equilíbrio entre seres humanos e natureza.

 

Top