Qual o impacto ambiental da instalação de uma hidroelétrica

Quando um projeto de construção de uma hidroelétrica é questionado, as primeiras questões levantadas são sobre os impactos ambientais. Qualquer forma de geração de…

Quando um projeto de construção de uma hidroelétrica é questionado, as primeiras questões levantadas são sobre os impactos ambientais. Qualquer forma de geração de energia não é 100% limpa, o que muda entre elas é o valor, a capacidade e nível de destruição.

Pensando nos impactos ambientais de uma hidrelétrica, destaca-se as consequências que vem em decorrência do grande lago que serve de reservatório para a hidrelétrica. Entre elas está a fuga de animais da região para outros refúgios, já que seu habitat foi afetado pela inundação das águas. As espécies de peixes tendem a diminuir e até mesmo desaparecer. O desmatamento da floresta é outro fator. As árvores do local ficam submersas e viram madeira podre. Sem mencionar as famílias que tem de deixar suas casas que ficam nas redondezas e precisam recomeçar sua vida em outro lugar.

Estima-se que só no Brasil, 33 mil pessoas ficaram desabrigadas graças a implantação de uma hidrelétrica.

Apesar dos impactos serem significativos e notáveis, comparando com outros tipos de geração de energia, a hidroelétrica está entre as menos piores. As usinas nucleares, por exemplo, são mais perigosas e podem trazer danos irreversíveis para o meio ambiente. As termoelétricas queimam gás e carvão e com isso lançam gases na atmosfera que poluem o ar e causam o efeito estufa. Até mesmo a energia eólica não é completamente positiva, pois proporciona barulho, vibração e poluição visual, além de atrapalhar a migração de aves.

Já que todas as fontes de energias possuem aspectos negativos, cabe ao cidadão estar ciente que deve reduzir ao máximo o consumo, utilizando a energia apenas quando necessária. Essa é de fato uma solução muito agradável e cabível. Entretanto a geração de energia continuará sendo necessária, para isso o melhor a se fazer antes de aprovar qualquer projeto é analisar bem o local de instalação e avaliar quais serão as consequências.

Leia Também:  Conferência Nacional pelo Meio Ambiente 2013: inscrições

Top