Encanamento: como evitar vazamento e outros danos

Um problema de encanamento em casa pode causar dor de cabeça aos moradores, por isso é importante adotar medidas capazes de combater este transtorno.…

Medidas preventivas ajudam a evitar transtornos maiores.

Um problema de encanamento em casa pode causar dor de cabeça aos moradores, por isso é importante adotar medidas capazes de combater este transtorno. Quando os primeiros sinais de vazamento aparecem, é essencial adotar meios para o conserto ou contratar mão de obra especializada.

As instalações hidráulicas não duram para sempre, então as pessoas precisam estar preparadas para fazer pequenos reparos. Quando o encanamento começa a fazer barulhos estranhos, apresenta desgaste e sujeira acumulada, vale colocar em prática as medidas de manutenção o quanto antes para evitar problemas ainda maiores.

É complicado estipular um tempo de durabilidade para as tubulações, isto na verdade depende dos cuidados dos moradores com o sistema hidráulico ao longo do tempo e a resistência que o material apresenta. De qualquer forma, não dá para lidar com o encanamento da casa como se ele fosse indestrutível.

Para evitar problemas futuros, o proprietário do imóvel tem durante a construção a chance de acompanhar a obra de perto e opinar sobre os produtos que serão usados no encanamento. Nesta primeira etapa, é fundamental definir um sistema hidráulico que oferece praticidade para a vida dos moradores e não necessite de reparos tão cedo.

Seguindo as dicas de um profissional especializado, o proprietário pode definir a natureza do material dos tubos de conexões, o tipo de junta e as condições de exposições do sistema. Com a instalação hidráulica realizada adequadamente, fica mais difícil ela apresentar falhas.

Como evitar problemas de encanamento?

1. No caso de algum problema, como o vazamento, é importante não recorrer ao remendo das tubulações. De acordo com o volume de água, o sistema pode acabar se rompendo com muita facilidade.

Leia Também:  Sombra clara: dicas para usar

2. Faça vistoria sempre que possível para identificar o problema de encanamento o quanto antes. Todos os itens da rede hidráulica devem passar por manutenção periódica, sobretudo as peças que são usadas com mais frequência, como os ralos de pia.

3. Outra forma de prevenir os transtornos no encanamento é fazendo a limpeza preventiva, que consiste em remover os resíduos que podem causar o retorno da água ou até mesmo infiltrações no interior da parede. Os ralos da casa, por exemplo, devem ser limpos com certa frequência.

4. A descarga é um equipamento que necessita de manutenção frequente por causa do seu uso intenso. Os ajustes e a lubrificação são recomendados pelo menos uma vez por mês. Os registros de pressão também necessitam de cuidados, tal como as tubulações que garantem a irrigação do jardim.

Faça testes para descobrir onde se encontra o vazamento.

5. Faça testes para descobrir a localização dos vazamentos em casa e depois contrate os serviços de um encanador para resolver o problema.

Leia mais: Como evitar problemas no encanamento

Top