Como evitar problemas no encanamento

PUBLICIDADE
Vistorias e cuidados preventivos são fundamentais para evitar problemas no seu encanamento.

A maioria dos problemas envolvendo a estrutura de um imóvel pode ser evitada com cuidados preventivos. O mesmo também é válido para o encanamento, que precisa passar por vistorias e limpezas regulares para manter o seu bom funcionamento.

Por mais que este não seja um hábito comum entre os moradores, é fundamental investir na manutenção dos componentes que formam a rede hidráulica de sua casa. De acordo com os especialistas, cada peça possui um prazo definido para passar por revisões. Sifões, ralos e pias, por exemplo, como são utilizados com mais frequência, precisam receber vitorias mensais.

Todos os componentes que forma a rede hidráulica de sua casa devem passar por uma manutenção.

Com o passar do tempo, eles acabam acumulando gordura e sujeira, que apenas servem para causar infiltrações, rompimento de tubulações, retorno de água e outros problemas. Entretanto, lembre-se de descartar tais resíduos na seleta pública de lixo, ao invés de jogá-los no esgoto.

PUBLICIDADE

Já as tubulações hidráulicas, apesar de terem uma vida útil de aproximadamente vinte anos, devem receber manutenção anualmente. Esta vistoria se dá através de testes de qualidade da água, que avaliam, entre outras coisas, sua carbonatação, medições de vazão, e o seu pH. Os técnicos no assunto explicam que caso o pH da água esteja acima de nove é sinal de que o encanamento precisa passar por uma limpeza.

No banheiro, os moradores devem ficar atentos ao funcionamento da descarga. Recomenda-se que este equipamento passe por uma manutenção mensal para o ajuste e lubrificação das válvulas. Outro detalhe importante são os crivos e arejadores dos chuveiros. Neste caso, uma checagem semestral já é suficiente para evitar maiores problemas.

Qualquer descuido pode gerar enormes transtornos.

Você ainda não deve se esquecer dos registros de pressão, responsáveis por controlar a vazão de chuveiros e banheiras, e das bombas de recalque. Quem possui jardim também precisa verificar anualmente as tubulações que captam a água deste ambiente. É comum, por exemplo, as raízes danificarem ou entupirem o encanamento.

Para saber se há vazamentos na rede hidráulica de sua casa você pode colocar em prática algumas técnicas bastante simples. Uma sugestão é fechar o registro e abrir uma torneira que receba água da empresa fornecedora, como a do tanque. Quando ela parar de sair, pegue um copo cheio de água, coloque na boca da torneira e observe se não há sucção. Se houver, é porque os canos alimentados pela empresa estão com vazamento.

PUBLICIDADE

Em todos os casos, não se esqueça de procurar ajuda profissional e tirar as suas dúvidas!

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.