Alimentos orgânicos – benefícios para a saúde

Para que frutas, verduras e legumes cresçam bonitos, saudáveis e em maiores quantidades, é preciso adicionar agrotóxicos ao solo. Assim, eles não correm o…

Livres de agrotóxicos, os alimentos orgânicos só trazem benefícios (Foto: Divulgação)

Para que frutas, verduras e legumes cresçam bonitos, saudáveis e em maiores quantidades, é preciso adicionar agrotóxicos ao solo. Assim, eles não correm o risco de serem infectados por bactérias e o seu crescimento é mais rápido. No entanto, essas substâncias tóxicas acarretam vários males à nossa saúde, sendo uma das principais causas do câncer e de outras doenças. Por isso, o mercado de alimentos orgânicos, que são cultivados sem agrotóxicos, está cada vez maior.

Os alimentos orgânicos trazem muitos benefícios à saúde, principalmente porque são riquíssimos em nutrientes, que não são afetados pelos produtos químicos. Desse modo, ao ingerirmos esse tipo de vegetal, absorveremos todas as vitaminas que ele tem a nos oferecer. E por conservarem todas as vitaminas naturais de cada vegetal, os alimentos orgânicos são muito mais saborosos que os cultivados com agrotóxicos, porque não têm o seu sabor afetado pela química. Sendo assim, deixam qualquer prato mais gostoso e saudável.

Os alimentos orgânicos são muito mais saborosos (Foto: Divulgação)

Porém, a maior vantagem dos alimentos orgânicos fica por conta dos agricultores, que não sofrem as sequelas de trabalharem diariamente com os agrotóxicos. Se eles são prejudiciais à saúde de quem os consome, para quem trabalha diretamente com eles, a exposição é muito maior, causando maiores danos à saúde desses trabalhadores.

Além de serem benéficos à saúde do ser humano, os alimentos orgânicos também o são para o meio ambiente, pois eles evitam a poluição do solo, do ar e dos lençóis freáticos. Assim, o solo fica mais fértil, a água mais potável e a vida animal preservada.

O cultivo de alimentos orgânicos não polui o solo, a água e o ar. (Foto: Divulgação)

Entretanto, cuidado para não se enganar ao comprar alimentos orgânicos, porque você pode confundi-los com os hidropônicos, que são cultivados em água, mas com a adição de químicos solúveis. Portanto, sempre verifique se os vegetais têm o selo de certificação que garanta a sua qualidade.

Continuar Lendo  Benefícios dos Alimentos Orgânicos para Saúde

Os alimentos orgânicos, apesar terem um custo maior, são muito mais saudáveis, tanto para a nossa saúde quanto para a do meio ambiente. Por isso, vale a pena trocar os vegetais com agrotóxicos pelos orgânicos para garantir uma vida mais longa.

Top