Manual do Enade 2012

Os alunos dos cursos superiores que irão fazer o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) em 2012 já podem consultar o Manual do…

O Manual do Enade contém todas as informações a respeito da edição 2012 do exame

Os alunos dos cursos superiores que irão fazer o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) em 2012 já podem consultar o Manual do Enade 2012, que foi liberado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), instituição responsável pela organização do exame.

No Manual do Enade 2012, que pode ser baixado gratuitamente através do site http://portal.inep.gov.br, é possível ter acesso às orientações técnicas que definem a realização do Enade, descrevendo as responsabilidades de todos os envolvidos no exame (estudantes, Inep e instituições de ensino superior).

Veja os cursos que vão participar do Enade 2012

O exame

O Enade avalia o aprendizado dos estudantes e ensino superior no Brasil, de uma forma geral

O Enade tem como objetivo acompanhar e avaliar o processo de aprendizagem e o desempenho acadêmico dos estudantes de ensino superior de todo o Brasil, tendo como base o conteúdo programático previsto nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação.

Os resultados do exame, que faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), geram dados por instituição, categoria administrativa, organização acadêmica, estado, município, região e o país como um todo, possibilitando ações por parte do governo, dirigentes, técnicos e professores para a melhoria da qualidade do ensino.

O Enade 2012 vai avaliar os estudantes dos cursos:

– que conferem diploma de bacharel em Ciências Contábeis, Administração, Ciências Econômicas, Comunicação Social, Direito, Design, Psicologia, Relações Internacionais, Secretariado Executivo e Turismo;

– e também àqueles que oferecem diploma de tecnólogo em Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Marketing, Logística e Processos Gerenciais.

Leia Também:  Melhores países para estudantes brasileiros

Confira quais são as mudanças no Enade 2012

Inscrições

As provas do Enade 2012 serão aplicadas no dia 18 de novembro

Para o Enade 2012, as inscrições dos estudantes em situação irregular junto ao Enade estarão abertas entre os dias 11 e 29 de junho, enquanto para aqueles que estão habilitados ao Enade 2012, o período de inscrições vai de 16 de julho a 17 de agosto. As provas estão previstas para o dia 11 de novembro. Os estudantes deverão acessar o site http://enade.inep.gov.br, durante as datas citadas, informando o seu CPF para darem início ao processo de inscrição.

Ficam dispensados do exame os estudantes dos cursos citados anteriormente que colarem grau até o dia 31 de agosto de 2012 e também aqueles que estiverem matriculados e cursando atividades curriculares fora do Brasil na data de realização do Enade 2012.

Fonte: Inep

Top