Empresas preferidas pelos brasileiros para trabalhar

Quando se busca oportunidades no mercado de trabalho algumas empresas  encabeçam a lista na preferência da maior parte dos brasileiros. O sonho da maioria…

Por Élida Santos em 03/01/2012

A Petrobrás foi considerada a empresa dos "sonhos" da maioria dos brasileiros (Foto: Divulgação)

Quando se busca oportunidades no mercado de trabalho algumas empresas  encabeçam a lista na preferência da maior parte dos brasileiros. O sonho da maioria das pessoas é trabalhar em grandes empresas, que teoricamente, dão mais oportunidade de crescimento, benefícios como convênio médico, odontológico, vale-transporte e vale-refeição.

A última pesquisa divulgada pela Aon Hewitt aponta que pelo 4° ano consecutivo a primeira da lista dos brasileiros quando o assunto é trabalho é a Petrobrás. Logo em seguida apareceu a Vale, o Google, o Banco Itaú, a Volkswagen e a alimentícia Nestlé. Porém, a Petrobrás teve a preferência absoluta sendo a preferência de 1.869 entrevistados, enquanto a segunda colocada, a Vale, teve 590 votos.

A Vale é a segunda empresa dos "sonhos" dos brasileiros (Foto: Divulgação)

Essa preferência acontece porque a empresa é vista como uma corporação grande, que possui muita tecnologia de ponta e pode dar possibilidade de crescimento profissional para muitos brasileiros. Outro ponto positivo, que chama a atenção principalmente de jovens talentos, é a relação que a empresa possui com o meio ambiente, investindo em projetos de responsabilidade social e ambiental.

Em outra pesquisa organizada pela Cia de Talentos, estudantes responderam qual é a empresa que eles sonham em trabalhar, e mais uma vez, a Petrobrás encabeçou a lista. Um dado que chama a atenção é que a maioria dos estudantes que demonstraram interesse em trabalhar na empresa são do Norte e do Nordeste do país.

A CPFL está entre as 10 melhores empresas para se trabalhar (Foto: DIvulgação)

Outra listagem que pode servir como parâmetro de empresas em que os brasileiros gostam de trabalhar é a realizada pela revista Exame, onde os funcionários das empresas pontuam o seu local de trabalho. As 10 melhores empresas para se trabalhar, que possuem mais de 1.500 funcionários, de acordo com essa revista são: Whirlpool Latin America; Volvo, Caterpillar, BV Financeira, Arcelor Mittal Inox Brasil, Gazin, Eurofarma, Dupont, Plascar e CPFL Energia.

No ranking da Exame as 10 melhores empresas médias para se trabalhar são: Sama, Laboratório Sabin, Coelce, Colgate-Palmolive, CP Promotora, Chemtech, Losango, Embracon Consórcio Nac, Unisc e Promon. Já as 10 melhores empresas de pequeno porte para se trabalhar, de acordo com a listagem da Exame, são: Unimed Sul Capixaba, Google, Portal Educação, Cisco, São Bernardo Apart Hosp, Pormade Portas, Zanzini Móveis, Casa Sol, Unimed Taquari/RioPardo e Phito Fórmulas.

Porém, muitas empresas que não estão na listagem dos brasileiros como sonho de local de trabalho oferecem boas oportunidades, mas também é necessário que a pessoa faça por merecer, pois de nada adianta a empresa oferecer o melhor ambiente de trabalho do mundo se o funcionário não realizar a sua parte. Por isso, além de uma organização que se enquadre nas suas expectativas profissionais é necessário ser um bom profissional.

Top