Treze profissões reconhecidas na CBO em 2016

PUBLICIDADE

Conheça as treze profissões reconhecidas na CBO em 2016. Muitas pessoas até estão inseridas no mercado de trabalho, mas desempenham uma atividade não reconhecida pela Classificação Brasileiras de Ocupações. Neste ano, no entanto, algumas profissões finalmente foram inseridas na lista da CBO.

Algumas profissões foram reconhecidas neste ano, como é o caso de mestre de cerimônias. (Foto Ilustrativa)
Algumas profissões foram reconhecidas neste ano, como é o caso de mestre de cerimônias. (Foto Ilustrativa)

Para quem não sabe, a Classificação Brasileiras de Ocupações (CBO) é uma lista elaborada pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS). O objetivo é classificar as diferentes ocupações profissionais que existem pelo Brasil afora em 2,6 mil categorias.

Todas as atividades que se encontram na CBO ganham mais prestígio no mercado de trabalho. De modo geral, elas adquirem visibilidade perante as empresas, além de representatividade.

PUBLICIDADE

A inclusão de uma profissão na lista CBO é vantajosa em muitos aspectos. Primeiramente, a pessoa que trabalha com a atividade tem chances de ser reconhecida perante ao mercado de trabalho, já que as empresas podem fazer um enquadramento mais claro no momento da contratação. A inclusão na lista também ajuda a conseguir financiamentos públicos e favorece a criação de sindicatos, que, por sua vez, defendem os direitos da categoria.

Treze profissões reconhecidas na CBO em 2016

A Classificação Brasileiras de Ocupações (CBO) organiza o mercado de trabalho e se encarrega de renovar a lista de profissões regulamentadas todos os anos. O enquadramento é feito com base nos censos demográficos sobre as carreiras.

A função de tecnólogo em soldagem também foi reconhecida. (Foto Ilustrativa)
A função de tecnólogo em soldagem também foi reconhecida. (Foto Ilustrativa)

Entre as profissões que finalmente foram reconhecidas neste ano, vale destacar a de mestre de cerimônias. Esse profissional em a função de conduzir eventos públicos e privados, do início até o fim. Condutor de ambulância e tecnólogo em soldagem também foram incluídas na lista CBO.

O fato da profissão integrar a lista CBO é o primeiro passo para o real reconhecimento da profissão. Cada nova categoria profissional deve lugar por políticas públicas, fiscalização e normatização dentro dos seus respectivos setores.

Lista de profissões reconhecidas em 2016

Casqueador de animais entrou para a lista CBO. (Foto Ilustrativa)
Casqueador de animais entrou para a lista CBO. (Foto Ilustrativa)

Confira a seguir as trezes profissões reconhecidas na CBO em 2016:

  1. Tecnólogo em soldagem
  2. Mestre de cerimônias
  3. Entregador de publicações
  4. Concierge
  5. Entrevistador social
  6. Agente de combate a endemias
  7. Casqueador de animais
  8. Ferrador de animais
  9. Tapeceiro de autos
  10. Condutor de ambulância
  11. Operador de abastecimento de combustível de aeronave
  12. Monitor de sistemas eletrônicos de segurança interno
  13. Monitor de sistemas eletrônicos de segurança externo

As trezes profissões reconhecidas na CBO em 2016 já constam na listagem oficial do Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS). Para fazer uma consulta, acesse o site www.mtecbo.gov.br.

PUBLICIDADE

 

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.