Empregos para Jornalistas em SP

Jornalismo, profissão fundamental para a comunicação do ser humano, e tão pouco reconhecida por seus utilizadores. Infelizmente, hoje temos tantas informações errôneas de informação…

Por Redacao em 17/07/2011

Jornalismo, profissão fundamental para a comunicação do ser humano, e tão pouco reconhecida por seus utilizadores. Infelizmente, hoje temos tantas informações errôneas de informação através do mundo, pelo fato do falso jornalismo ser aplicado, e desta forma, notarmos diversos “jornalistas” que não obtiveram preparação alguma para exercer a função, sendo que na verdade, é necessário muito mais do que uma simples preparação, mas também dedicação, vocação, oportunidade, e garra, por que afinal, para se tornar um jornalista de verdade, além da garra de acordar as 4h da manhã para perceber os acontecimentos no mundo, até aquele momento, após isto ir para a edição, fazer pesquisas, sentar e averiguar o que é e o que não é viável com seu editor chefe, sair para a rua, buscar mais noticias de qualidade pelo mundo a fora, e ir dormir no dia seguinte, tendo a certeza, que a loucura de hoje, não será nada comparada com a de amanhã; e tudo isto, por um período, foi menosprezado, afinal, dizer para um jornalista, que batalha todos os dias para conseguir noticia de qualidade, e transmissões de verdades através do mundo não precisa de estudo para exercer esta função, fica difícil de acreditar o que é esperado do mundo, afinal. Não é?

Vamos dizer que para se tornar um cirurgião cardiovascular, é necessário apenas o curso de primeiros socorros, com todo o poder da palavra, tenho certeza que muitos ficariam não surpresos, mas indignados com tal afirmação, afinal, estamos tratando de vidas, e o jornalista, faz a mesma coisa. Faz isso com a vida do país vizinho, do produto que pode ser produzido pelo seu pai, ou tio, pode estar falando de um acidente que não existiu e por acaso, alguém da sua família estaria no local. Infelizmente a falta de preparo dos jornalista de hoje, fazem com que as noticias, e conseqüentemente os noticiários não tenho qualidade, e nós busquemos apenas números.

Hoje, no estado de São Paulo as vagas para jornalistas são de fácil acesso, mas nem sempre com grande remuneração. As vagas que mais vem sendo preenchidas, são as para web jornalismo, área que vem crescendo a cada dia mais. Para os jornalistas que estão terminando seus cursos agora, também há sites que disponibilizam vagas de estágio para colocar a mão na massa, e decidir se é isto mesmo que deseja fazer.

O salário de um jornalista é muito variado, pois tudo depende de seu desempenho e contrato com a empresa contratante, do que se escreve, qual a sua função e para quem estamos escrevendo. Essas variáveis  fazem toda a diferença no salário de um jornalista. Busque também os trabalhos como free lance, que faz com que você possa se dedicar mais a cada projeto, e uma graninha a mais, já que um free lance acaba ganhando mais por matéria, do que um funcionário fixo, que acaba causando despesas para algumas empresas.

Mas para você que é jornalista, e esta procurando emprego, nunca se esqueça, que o seu trabalho tem grande valor, e o seu desempenho profissional faz toda a diferença através do mundo. E assim como qualquer profissional, você merece respeito e oportunidade.

Top