Frustração no trabalho: como evitar

O crescimento profissional é o algo que move milhares de pessoas diariamente. Quando a sua carreira começa a não ter o andamento esperado, ou…

O crescimento profissional é o algo que move milhares de pessoas diariamente. Quando a sua carreira começa a não ter o andamento esperado, ou o ambiente de trabalho não é nada harmonioso começam as frustrações. Até parece inevitável em algum momento da vida não se decepcionar com a atividade que é seu “ganha pão” diário. Porém, às vezes é necessário tomar as rédeas da situação e tentar controlar o quanto puder para que as frustrações no trabalho não o deixe decepcionado de modo exagerado, ou influenciando decisivamente em sua vida pessoal. Confira a seguir algumas dicas valiosas para não se decepcionar com o emprego e para saber lidar com algumas situações inevitáveis:

Leia mais sobre: Aprenda a impor limites no trabalho

Procure fazer a sua parte para que o ambiente de trabalho não fique pesado (Foto: Divulgação)

Não coloque defeito em tudo que acontece em seu trabalho

Muitas vezes a pessoa que mais contribui para a frustração coletiva no trabalho é você. Nenhuma companhia é perfeita, mas é necessário saber ponderar os pontos negativos desse ambiente para não estragar o dia a dia dos colegas, e claro, o seu também.

O funcionário que aponta tudo que está de errado na empresa e não faz nada para melhorar, ou que só coloca defeito até mesmo nas iniciativas positivas da organização é um frustrado procurando companhia para essa negatividade terrível. Não seja assim e se afaste de quem lhe faz sentir dessa maneira.

Se não conseguir canalizar as decepções ou solucionar os problemas troque de emprego (Foto: Divulgação)

Trabalhe com o que você gosta

Trabalhar por obrigação só para ter o dinheiro na conta no final do mês realmente é muito frustrante. Se você está em um emprego exclusivamente pelo dinheiro trace uma meta para mudar de vida a médio prazo estar atuando em uma área que lhe deixe feliz e realizado. Identifique os motivos que lhe impedem de exercer a função desejada e vá a luta.

Continuar Lendo  Classificados de Empregos - Folha Online

Saiba mais sobre: Como se maquiar para o ambiente de trabalho

Busque uma promoção ou mude de empresa

Se o seu problema de desmotivação é uma promoção, então converse com o chefe e veja as possibilidades reais de crescimento na companhia, mas faça por merecer. Não adianta ser uma pessoa que usa as frustrações no trabalho como desculpa para chegar atrasado, fazer o serviço mal feito e depois querer exigir promoção porque está há 20 anos na empresa. Em último caso, se realmente for um colaborador exemplar e não ver chances de crescimento, comece a avaliar as oportunidades em outras companhias que talvez valorizem mais o seu empenho.

Top