Dicas para empreendedores e consumidores se prepararem para o Black Friday

Felipo Bellini 09/11/2021 Notícias

A Black Friday já está próxima e tem data marcada: 26 de novembro. Apesar de ser uma data para comprar produtos em promoção, um alto índice de reclamação dos consumidores passou a ser “comum” nesse período no Brasil.

Em 2020, o Reclame Aqui registrou aumento de 45% de reclamações em seu site, e isso só nas primeiras horas da Black Friday. Por isso, é importante que tanto consumidores quanto empresas se preparem para evitar problemas.

Dicas para empreendedores e consumidores se prepararem para o Black Friday

Antes de iniciar as compras, é essencial que o consumidor faça antes um planejamento e crie uma lista de produtos e serviços que pretende adquirir. 

Existem vários sites que fazem comparação de preço entre lojas, e é possível criar alertas para receber notificação quando um item entrar em promoção ou oferecer desconto.

Dicas para empreendedores e consumidores se prepararem para o Black Friday (2)

Fonte/Reprodução: original

Outra dica essencial é verificar a reputação da empresa e/ou do vendedor antes de comprar em um site. Ler avaliações de outros consumidores, checar se a empresa existe e se tem meios de contato é importante. 

Para os empresários, a mesma dica é válida: deixar informações da empresa, telefone e email visíveis para que consumidores se sintam mais seguros. Dessa forma, o cliente sabe que terá canais para acionar caso ocorra algum problema.

O que é e como surgiu o Black Friday?

A Black Friday foi criada inicialmente nos Estados Unidos para ser um dia de incentivo às compras. É celebrada no dia seguinte ao feriado de Ação de Graças, sempre na sexta-feira da última semana do mês de novembro. 

É uma ocasião onde as empresas diminuem os preços de seus produtos, e são tantos descontos que consumidores americanos chegam a dormir na porta das lojas para serem os primeiros a entrar.

No Brasil, a Black Friday se popularizou principalmente nas plataformas de e-commerce, e algumas empresas oferecem promoção e desconto durante uma semana inteira.

O que o empreendedor e empresário deve ficar atento na Black Friday

Uma das principais queixas de clientes é com relação a plataformas lentas: sites ficam sobrecarregados com a quantidade de usuários online ao mesmo tempo, e caem.  Além da lentidão e sites fora do ar, itens que mudam o preço rapidamente por erro de sistema são outra queixa.

Por isso, é importante que os empreendedores invistam em uma boa plataforma de compra e treinem suas equipes para saber lidar com eventuais erros e problemas.

Outra atenção deve ser dada com relação a propagandas enganosas: algumas empresas aumentam o preço de seus produtos semanas antes da Black Friday e diminuem o valor para o preço normal na data, de forma a enganar os clientes com falsos descontos. 

Essa prática tem feito com que consumidores ficassem desconfiados de algumas empresas, e feito denúncias ao Procon. Para empresas sérias, que queiram proteger sua reputação e o bom relacionamento com seu cliente a longo prazo, vale a transparência com seus consumidores.

Outros artigos

Moda praia plus size verão 2016

08/10/2015

Moda praia plus size verão 2016

Com bastante antecedência, as mulheres de todo o Brasil já se preocupam com os modelos que estarão disponíveis, no próximo verão; afinal, é sempre bom saber, antes, ...

Trabalhe Conosco Banco Cruzeiro do Sul

21/08/2011

Trabalhe Conosco Banco Cruzeiro do Sul

Os bancos sem dúvida nenhuma são instituições importantíssimos para a grande maioria da população, pois é onde podemos fazer diferentes coisas como, por exemplo, g...