Tendências de empreendedorismo para e-commerce vender mais em 2022

Wagner Santos 06/11/2021 Notícias

Está pensando em migrar para alguma categoria de trabalho digital, como lojas online? Se sim, para que seu negócio tenha relevância, é necessário ficar de olho nas tendências de empreendedorismo para e-commerce. Quer saber mais sobre esse assunto? Então é só continuar no nosso artigo. Confira!

Existem algumas tendências de empreendedorismo para e-commerce. Sendo assim, se você está pensando em começar a trabalhar nessa área, é interessante ficar de olho em algumas dicas. Afinal, elas podem facilitar a sua entrada dentro desse mercado. Quer entender mais sobre esse assunto? Então não deixe de conferir esse artigo até o final!

Vale a pena criar um e-commerce?

Antes de saber quais são as tendências de empreendedorismo para “e-commerce”, é interessante saber se esse ramo ainda vale a pena. Afinal de contas, considerando os tantos comércios que apareceram nos últimos anos, torna-se necessário essa categoria de questionamento.

No entanto, ainda vale a pena investir nessa categoria de comércio. Afinal de contas, ele é bastante promissor. E isso acontece porque há vários nichos que ainda não foram explorados. Sendo assim, trata-se de um mercado com muitas oportunidades. É claro que existem algumas lojas de roupas, por exemplo.

Porém, há outros segmentos que não são tão explorados. E são esses que possuem grandes oportunidades de serem lucrativos. A exemplo do que estamos falando, podemos citar a baixa existência de sex shop por atacado. Ainda que não seja tão comum ver, trata-se de um ramo bastante interessante para se explorar.

Contudo, não basta apenas investir nessa categoria de comércio. Para ele dar certo, é necessário estipular alguns planejamentos. Dentre eles, é interessante ficar por dentro das tendências de empreendedorismo para e-commerce. E é sobre isso que falaremos nos tópicos seguintes.

Quais são as tendências de empreendedorismo para e-commerce?

Para que a sua loja tenha clientes e ganhe destaque no meio empresarial, deve você possua uma boa estratégia de marketing. São vários os pontos dos quais você deve analisar. E, dentre eles, podemos citar o fato de saber quais serão as tendências de empreendedorismo para e-commerce.

Afinal, quando você se antevê as tendências, de certa forma, você fica um passo à frente dos seus concorrentes. Ou seja, é uma ótima forma de se estabelecer no mercado. Portanto, nos tópicos seguintes, falaremos sobre quais serão as tendências para esse tipo de comércio. Confira.

Venda pelas redes sociais

Um site bem estruturado, organizado e nos moldes corretos, com certeza possui o seu valor. No entanto, há outras estratégias que você pode aliar a essa abordagem. Por que não cogitar vender através das redes sociais, por exemplo? Ou, se você não tem dinheiro suficiente para estruturar um site, por que não iniciar as vendas por alguma rede social?

O Instagram, por exemplo, já dispõe da possibilidade de criar perfis profissionais, onde é possível analisar algumas métricas fundamentais para venda. Essas plataformas deixaram de ser utilizadas unicamente para entretenimento. Na realidade, as prospecções de venda são gigantescas.

Afinal, através do feed, o cliente já visualiza os produtos disponíveis e pode fechar negócio por ali mesmo. Ademais, o contato com o cliente através das redes sociais é de 1 para 1. Ou seja, direto. Portanto, qualquer eventual dúvida pode ser sanada na hora, com respostas rápidas. 

Inteligência artificial

Estudos vêm mostrando que as redes sociais estão se tornando cada vez mais presentes nas empresas. Portanto, essa é uma das tendências de empreendedorismo para e-commerce. Afinal, essas ferramentas possibilitam extrema automação para a marca. Como consequência, ganha-se tempo.

E, como aquele velho ditado diz: tempo é dinheiro. Quanto menos tempo você despende para processos simples, mais tempo você tem para focar em coisas que realmente importam e que terão mais impacto no seu negócio. Os chatbots são uma ótima ferramenta para quem tem um e-commerce.

Afinal de contas, caso o cliente possua alguma dúvida, basta enviar uma mensagem que o próprio bot irá solucionar o problema. Ademais, através de uma base CRM, o bot pode sugerir algum produto, tomar decisões mais personalizadas ou otimizar a jornada de compra, por exemplo.

Realidade aumentada

Essa é uma das tendências de empreendedorismo para e-commerce que nem todos os negócios estão aplicando. Sendo assim, se você aplicar desde o início na sua loja, certamente será um diferencial que irá lhe deixar muito à frente dos concorrentes. Segundo algumas pesquisas, cerca de 35% dos consumidores comprariam mais pela internet se pudessem experimentar o produto antes.

E qual a melhor forma de resolver esse problema? Exatamente! Investindo em realidade virtual. Através dessa ferramenta, o seu cliente se sentirá muito mais imerso ao produto. Essa dica funciona muito bem para segmentos de moda e decoração, por exemplo. Mas qualquer tipo pode se aproveitar dessa tendência.

Se você tem um e-commerce de roupa, através da realidade aumentada, o seu cliente poderá enxergar todos os detalhes que talvez não conseguiria visualizar se fosse apenas por foto. Ou seja, a prospecção de finalização de vendas é muito maior do que você possa imaginar!

Outros artigos

Cursos gratuitos SP 2012, Santos

13/07/2012

Cursos gratuitos SP 2012, Santos

[caption id="attachment_485677" align="aligncenter" width="448" caption="Aproveite para conquistar capacitação profissional de qualidade (Foto: Divulgação)"][/captio...