Email falso: como reconhecer

Cobranças de compras que você não fez, link para visualização de fotos de pessoas estranhas, mensagens com descontos espetaculares e solicitações de atualização de…

Cobranças de compras que você não fez, link para visualização de fotos de pessoas estranhas, mensagens com descontos espetaculares e solicitações de atualização de senhas bancárias são apenas alguns dos exemplos de e-mails falsos enviados diariamente para milhões de internautas.

Milhares de e-mails falsos são enviados diariamente (Foto: Divulgação)

Criados por criminosos virtuais, usando nomes de grandes varejistas online, instituições financeiras, canais de TV e até mesmo de pessoas conhecidas e órgãos públicos, tais mensagens têm o objetivo de instalar arquivos maliciosos nos computadores, que servirão para o roubo de dados pessoais e bancários, principalmente.

Para se proteger desse tipo de golpe, você deve ficar atento e não abrir todas as mensagens que recebe ou clicar em links enviados por desconhecidos. Confira outras dicas para reconhecer e-mail falso.

Fique atento: Dicas para pagar contas pela internet com segurança

Pelo celular: SMS falso – como identificar

Preste atenção ao endereço de e-mail do remetente

Por mais que pareçam originais, os e-mails falsos trazem vários erros que acabam denunciando-os (Foto: Divulgação)

Cada vez mais criativos, os criminosos virtuais têm usado nomes de instituições e grandes empresas para criar e enviar e-mails falsos. Uma boa dica para reconhecê-los é prestar atenção ao endereço do remetente.

Se você receber um e-mail do Banco do Brasil, por exemplo, e no endereço do remetente não houver nada que o associe ao banco, já comece a desconfiar. Lembre-se também que, por mais que o endereço pareça real, ele pode ser falso e ter sido criado para enganar o destinatário.

Repare nos erros de gramática e no estilo da escrita

Fique atento aos erros gramaticais e ao estilo da escrita da mensagem (Foto: Divulgação)

E-mails enviados por empresas costumam ser padronizados e utilizar uma linguagem mais formal. Caso receba um e-mail de cobrança, escrito em linguagem de internet, cheio de erros de gramática e abreviaturas, mande a mensagem diretamente para a lixeira.

Leia Também:  Filmadora De Bolso Rosa, Modelos, Preços

O mesmo vale para e-mails supostamente enviados pelo seu chefe e contando com uma linguagem diferente daquela que ele está acostumado a usar, convidando você para acessar um link com fotos de uma determinada festa.

Cuidado com mensagens que solicitam dados bancários

Se a mensagem solicitar dados bancários, envie-a diretamente para a lixeira (Foto: Divulgação)

A maioria dos bancos já avisou que não faz nenhuma solicitação de atualização de dados aos seus clientes pela internet. Portanto, se receber uma mensagem desse tipo, evite abrí-la e nunca clique nos links que elas trazem.

Se tiver dúvidas, pergunte

E-mails com links para visualização de fotos e vídeos, enviados por desconhecidos, podem trazer vários riscos aos internautas (Foto: Divulgação)

Outra forma de identificar e-mail falso é entrando em contato com a pessoa que lhe enviou a mensagem, não se esquecendo de usar o telefone ou outra forma de contato diferente do e-mail.

Se receber um e-mail do seu banco, por exemplo, entre em contato com o gerente para saber da veracidade daquela mensagem. Isso também vale para e-mails supostamente enviados por amigos e familiares ou pela Receita Federal.

Top