SMS falso: como identificar

Os golpes, por meio do envio de mensagens, nos aparelhos celulares têm sido muito comuns. Hoje em dia, é muito fácil ter um telefone…

Os golpes, por meio do envio de mensagens, nos aparelhos celulares têm sido muito comuns. Hoje em dia, é muito fácil ter um telefone móvel e, por isso, aumentam os números de usuários. Algumas pessoas, no entanto, não sabem ao certo como usar estes aparelhos, com uma certa “manha”. Principalmente os idosos acabam sendo alvos de golpes abomináveis, aplicados por quadrilhas de estelionatários, que podem agir livremente, estando nas ruas ou até mesmo dentro dos próprios presídios, no país. Os SMS falsos costumam conter informações muito comuns.

Hoje em dia, a vida está mais ou menos assim (Foto: Divulgação)

Geralmente, são pedidos dados pessoais ou depósitos bancários, para que a pessoa receba em troca um determinado prêmio que, segundo o SMS falso, ela ganhou, numa promoção “x”. Tais prêmios, é claro, não existem. A promoção é uma cilada e muitos inocentes não sabem como identificar um SMS falso. Estas pessoas, movidas pelo sonho de ter um carro ou dificuldades financeiras, acabam acreditando que realmente ganharam algo e obedecem às condições impostas pela mensagem.

Tipos de SMS falsos

Geralmente, os golpes de SMS são aplicados com o uso de nomes de empresas conhecidas ou algum programa de televisão. Muito comuns são as mensagens que mencionam promoções do programa do Faustão ou da Nestlé. Os prêmios podem ser dinheiro, aparelhos eletrônicos ou carros 0km. Porém, a lista de premiações não é limitada somente a estes itens. Podem aparecer quaisquer tipos de produtos ou regalias atrativas.

Uma das condições impostas pelo SMS falso é que a pessoa compre recargas de celular e, em seguida, ligue para um determinado número, passando a numeração referente aos créditos. Isso acontece porque muitos presidiários necessitam inserir créditos em seus celulares, dentro da cadeia. Quando a vítima do golpe efetua a ligação, na verdade está fornecendo créditos para os bandidos.

Exemplo de SMS falso (Foto: Divulgação)

Outra exigência comum é que, para receber os prêmios, a pessoa deverá efetuar um depósito, em dinheiro, numa conta “x”. Nem é preciso explicar muito este SMS falso. A pessoa não ganha nada a ainda deposita o seu dinheirinho na conta de um ladrão.

Leia Também:  Diletto Delivery: entrega de picolés

Mensagens que dizem para a pessoa telefonar para um número “x”, gratuitamente, diretamente de um telefone fixo, são golpes de SMS. A ligação será cobrada e os bandidos ainda terão acesso a informações sobre a vítima.

Como identificar SMS falso

A primeira dica para identificar um SMS falso é estar atento a anúncios de prêmios. É sempre bom lembrar que o dinheiro não cai do céu e que ninguém presenteia outras pessoas com milhares de reais ou carros, simplesmente do nada. Se alguma empresa ou programa de televisão estiver promovendo alguma promoção, esta será divulgada. Quando existe um ganhador, nenhuma destas empresas irão exigir algo em troca da entrega do prêmio.

Outro exemplo de SMS falso (Foto: Divulgação)

Toda e qualquer promoção deve ser divulgada e possuir um regulamento, por lei. É sempre útil ler tal regulamento e saber que, por exemplo, aquela promoção não irá enviar SMS para nenhum participante.

Se a pessoa não se lembra de estar participando de alguma promoção, por que, então, haveria de receber prêmios? O importante é sempre desconfiar de mensagens que anunciam prêmios. E é bom desconfiar, mais ainda, se tal mensagem exigir algo em troca.

Prêmios pra lá de atrativos (Foto: Divulgação)

Tenha segurança na internet: Como proteger o computador de roubos de dados

 

Leia, também: Cuidados para não sermos vítimas de cibercrime 

 

Top