Você está em: MundoDasTribos > Tecnologia> Dicas para pagar contas pela internet com segurança

Dicas para pagar contas pela internet com segurança

Por Andre

Para fugir das imensas filas das agências bancárias ou da longa espera para usar os terminais de autoatendimento, uma boa alternativa está nos serviços de bankline, que podem ser usados através de qualquer computador conectado à internet ou até mesmo de um tablet ou smartphone.

Você pode pagar as contas pela internet com segurança, seguindo algumas dicas (Foto: Divulgação)

Mas mesmo com toda essa praticidade de acessar a sua conta, fazer consultas de saldos e extratos, efetuar transferências e pagamento de contas pela internet, muitas pessoas ainda têm medo de utilizar os serviços online dos bancos, temendo a ação de criminosos virtuais que estão sempre à espreita e de olho nas posses alheias.

Livrando-se das filas: Quais contas podem ser pagas online?

Se você está entre os internautas que têm medo de usar o bankline, confira algumas dicas para pagar contas pela internet com segurança, mantendo os seus dados e o seu dinheiro bem longe das mãos de cibercriminosos.

Leia também: Internet banking é o 2º canal preferido dos brasileiros em operações bancárias

Verifique se o site do banco não é falso

Fique atento ao site em que você está navegando, para saber se ele não é clonado (Foto: Divulgação)

O primeiro passo para garantir a segurança durante o pagamento de contas pela internet é verificar se o site do banco é mesmo aquele que você está acessando. Normalmente, o endereço eletrônico traz o nome do banco propriamente dito (ex: www.nomedobanco.com.br). Caso o site fuja desse padrão, é bom já começar a desconfiar.

Além disso, os sites de bancos contam com uma tecnologia de segurança conhecida como SSL ou HTTPS. Para saber se a página dispõe do recurso, verifique se ela traz um cadeado, que indica a conexão segura. Geralmente, ele fica na barra inferior da página.

Crie uma senha difícil de ser quebrada

Crie uma senha forte e difícil de ser descoberta (Foto: Divulgação)

Na hora de criar uma senha, evite combinações já manjadas, como datas de aniversário ou números de documentos. O ideal é elaborar uma combinação diferenciada e guardá-la em segurança, onde outras pessoas não tenham contato com ela.

Fique atento às fraudes

Ao receber e-mails com comunicados de bancos, mande-os direto para a lixeira (Foto: Divulgação)

Muitos golpes virtuais, códigos maliciosos e vírus são enviados através de e-mails falsos, que utilizam a mesma identidade visual dos bancos para atrair a atenção dos clientes e levá-los a clicar em links que irão direcioná-los a sites falsos.

Para se proteger dessas fraudes, evite abrir e-mails supostamente enviados por bancos. Se for o caso, ligue para o seu gerente e informe sobre o assunto citado no título da mensagem. Na maioria das vezes, trata-se de mensagens falsas.

Só use o bankline em seu computador

Na hora de acessar o bankline e digitar sua senha, só use o seu computador (Foto: Divulgação)

Mesmo com alguns bancos adotando o teclado virtual para a digitação de senhas, que dificulta a captura das informações, evite usar o internet banking em computadores de estranhos ou em lan houses, pois eles podem estar infectados. Para acessar os serviços online de bancos e digitar a senha use somente o seu computador.

Recomendado para você
Tecnologia

Celulares em promoção na Black Friday

Tecnologia

Como colocar Post it na área de trabalho do windows

Tecnologia

Simulador de Corte de Cabelo

Tecnologia

Badoo Como Funciona?

Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *