Como lidar com as frustrações

PUBLICIDADE

Em algum momento da vida todo mundo acaba enfrentando algum tipo de frustração. Essa emoção surge justamente quando uma pessoa acaba sendo privada de um prazer que parecia garantido. Esse sentimento negativo muitas vezes é inevitável e, para muitas pessoas, pode ser bastante difícil de aguentar a situação. Entenda melhor o assunto e confira dicas de como lidar com as frustrações.

A frustração é um sentimento que, muitas vezes, não pode ser evitado. (Foto: divulgação)

Problemas que a frustração pode causar

Casar pensando em ser feliz para sempre e acabar se divorciando, estudar bastante para a prova e não tirar boa nota, entrar num emprego e não receber o apoio prometido, cultivar uma amizade e ser enganado pelo amigo, se dedicar ao trabalho e ver o novato da empresa subir de cargo. Todas essas são situações frustrantes e que, infelizmente, não dependem do indivíduo para acontecer, pois não é possível ter o controle sobre o comportamento de outras pessoas, como o amigo, o marido ou o patrão.

A frustração mal administrada é um problema emocional tão sério que pode prejudicar significativamente a qualidade de vida das pessoas, causando distúrbios secundários como depressão, ansiedade e estresse crônico, favorecendo o aparecimento de doenças diversas, como hipertensão, labirintite, gastrite, constipação intestinal, fibromialgia e várias outras.

PUBLICIDADE
As crianças devem aprender desde cedo a lidar com esses sentimentos. (Foto: divulgação)

Como lidar com a frustração

É importante que as pessoas aprendam a lidar com a frustração desde a infância. A melhor maneira de obter sucesso nessa tarefa é desenvolvendo a resiliência, ou seja, a capacidade de se adaptar às dificuldades sem se deixar abater. Confira um exercício de dez passos para deixar de lado o negativismo e acabar com a frustração de uma vez por todas:

  1. Observe como você costuma lidar com as pequenas frustrações do dia a dia e reflita sobre onde vem essa sua maneira de lidar com os problemas e se seus métodos são produtivos;
  2. Você percebeu que sente dificuldades em lidar com as frustrações?
  3. Agora é preciso admitir que você realmente precisa de ajuda para encontrar uma maneira mais eficaz de lidar com esse tipo de problema;
  4.  Pense na situação que, ultimamente, mais lhe causa frustração;
  5. É possível vencer o obstáculo e atingir o objetivo?
  6. Em um caderno, tome nota de todas as explicações que podem ser dadas para essa frustração;
  7. Continue a anotação, pensando em todas as possíveis interpretações para cada uma das explicações dadas;
  8. Procure evidências que possam reforçar as hipóteses de interpretações. Qual delas possui mais evidência?
  9. Lembre-se do objetivo que deseja alcançar e pense em maneiras alternativas de atingi-lo. Anote no caderno as possibilidades e a viabilidade de cada uma das alternativas. Elimine as mais inviáveis;
  10. Anote as possíveis consequências positivas e negativas de cada uma das estratégias alternativas que podem ser adotadas. Adote aquela que tiver mais consequências positivas.
Refletir e fazer algumas anotações ajuda a encontrar uma maneira positiva de lidar com esse problema. (Foto: divulgação)

Vencer a frustração não é uma tarefa simples, e a solução para esse tipo de problema muitas vezes é parar para refletir sobre o comportamento que vem sendo adotado e em novas maneiras de conquistar o que deseja. Conversar com alguém de confiança sobre o assunto também pode ser bastante produtivo, e por isso um acompanhamento com terapeuta pode fazer a diferença.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.