Educacenso 2012 Inep MEC autenticar

A educação é o motor que impulsiona o crescimento de um país e que faz com que os horizontes dos jovens se alarguem, possibilitando…

Por Editorial MDT em 05/06/2012

A educação é o motor que impulsiona o crescimento de um país e que faz com que os horizontes dos jovens se alarguem, possibilitando um acesso maior à cultura e aos benefícios econômicos. O governo brasileiro ainda não investe de forma adequada na educação. Porém, em diversas instâncias governamentais ações são tomadas para tornar melhor a educação do País. O Educacenso é uma das iniciativas que contribuem para isso e os agentes de educação tem até o dia 31 de julho para cadastrar dados. Esse sistema possibilita fazer um levantamento de dados da rede pública e privada de ensino e desta forma torna mais fácil a mobilização de políticas públicas para o setor.

Site do Educacenso (Foto: divulgação)

 

O Educacenso é um sistema online, que gerencia um cadastro único e centralizado das escolas das redes pública e privada, professores, auxiliares de educação infantil e estudantes. O objetivo é fornecer mais agilidade à atualização das informações. Profissionais de educação tem até o dia o dia 31 de julho de 2012 para cadastrar as informações de estudantes, escolas e professores referentes ao Educacenso deste ano. O acesso é feito por meio do CPF e de uma senha fornecida aos usuários cadastrados.

Educacenso possibilita direcionar melhor os recursos públicos da educação (Foto: divulgação)

 

Para checar os dados do Educacenso é preciso ter em mãos o código da escola e o código de desbloqueio. Com os dados do sistema é feito o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e o planejamento da distribuição de verbas para alimentação, transporte escolar e livros didáticos, entre outras necessidades.

Leia mais sobre educação: Ensino Médio deveria ter pelo menos 2 milhões de alunos, diz Inep

MEC amplia currículo para melhorar ensino público

Entre as informações que precisam ser declaradas pelos profissionais de educação estão questões relacionadas à infraestrutura da escola como sistema de água e esgoto, energia elétrica, cozinha, secretaria, número de equipamentos eletrônicos, entre outros. Com relação a estudantes e docentes são fornecidas informações referentes à idade, sexo, etnia, série, nacionalidade, frequência, uso de transporte escolar e se possui alguma deficiência física. Com relação aos professores, são fornecidos dados semelhantes acrescidos de questões sobre o cargo exercido.

Dados de alunos, professores e escolas são levantadas pelo sistema (Foto: divulgação)

 

O sistema é capaz de informar dados individualizados que permitem acompanhar a trajetória escolar de cada aluno, professor, turma e escola do País, sejam elas instituições particulares ou públicas mantidas pelo governo municipal, estadual ou federal. Os dados são fornecidos e compilados por meio da internet no site.

Top