Como e Onde Solicitar Emissão de CPF

O Cadastro de Pessoas Físicas, também conhecido como CPF,  é um documento oficial, emitido pelo governo brasileiro, de extrema importância. É através deste número…

O Cadastro de Pessoas Físicas, também conhecido como CPF,  é um documento oficial, emitido pelo governo brasileiro, de extrema importância. É através deste número que a pessoa tem suas informações públicas relacionadas, ou seja, sem um CPF o brasileiro fica impossibilitado de ter crédito financeiro no mercado,  além de não poder ter nenhum cadastro bancário, entre inúmeras outras coisas.

Vale lembrar que cada pessoa pode se inscrever apenas uma vez e sendo assim obter apenas um numero de CPF para toda a vida, caso tenho perdido o documento é preciso pedir e emissão da segunda via.  Sem contar que qualquer pessoa física pode ter um CPF, não existe idade mínima e até estrangeiros podem pedir a emissão de CPF no Brasil.

Em um passado muito próximo o CPF podia ser emitido em qualquer agência da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil, onde era preciso apenas os documentos necessários para o grupo de contribuinte o qual a pessoa se encaixa. Feito isso, recebíamos um protocolo que possibilitava a consulta do numero do seu CPF no site da Receita Federal ou em uma agencia da própria Caixa Econômica Federal.

Dissemos acima “passado muito próximo”, pois agora vai ficar muito mais fácil de emitir o CPF, pois com um computador conectado a internet, você mesmo poderá emitir seu documento na mesma hora.  A Receita Federal informou em seu site que está no ar, a partir de 01 de fevereiro de 2011, o sistema de emissão do documento pelo próprio interessado.

Diante do exposto, é importante ressaltar que, mesmo emitindo o CPF pela internet, através do site da Receita, o comprovante oficial poderá ser impresso apenas em uma agência do Banco do Brasil, Caixa Econômica ou correios mediante apresentação do Título de Eleitor e Identidade do solicitante. Por outro lado,  logo após a solicitação do CPF pela internet, já tomamos ciência do numero, que é definitivo e sendo assim já podemos usá-lo normalmente.

Leia Também:  Minha casa melhor - O que é este crédito do Minha casa Minha vida

Com isso, podemos comprovar a inscrição no CPF através da apresentação da impressão do comprovante diretamente do site da Receita Federal, através da menção do número de inscrição  impresso em outros documentos, como CNH, RG, certidão de casamento, carteira de trabalho e previdência social.

Em suma, não será mais necessário carregar o cartão do CPF, pois como vimos, este não será mais emitido pela Receita Federal, para provas documentais, o número que consta na Carteira de Habilitação ou outro documento qualquer, como o talão de cheques por exemplo, pode ser apresentado.

Sem dúvida esta foi uma ótima iniciativa do governo federal para desburocratizar o sistema, que já esta muito sobrecarregado. Para maiores informações, bem como a própria inscrição para o Cadastro de Pessoas Físicas, acesse o site www.receita.fazenda.gov.br. Se você ainda não possui um Cadastro de Pessoa Física CPF, faça logo o seu, pois atualmente não conseguimos fazer muitas coisas sem a previa informação deste numero, ou seja, sem um CPF, ficamos em uma situação muito limitada e sem opção para fazer quase nada de útil e produtivo no pais.

Top