Você está em: MundoDasTribos > Educação > Concursos> Edital Encceja 2017 do Ensino Médio: Provas, edital

Edital Encceja 2017 do Ensino Médio: Provas, edital

 

O ENCCEJA (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) tem como principal objetivo construir uma referência nacional de educação para jovens e adultos por meio da avaliação de competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou nos processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais, entre outros.

Edital Encceja 2017

Para que possa saber todas as informações e tirar suas dúvidas, abaixo separamos um guia completo para você saber tudo sobre a Certificação de Competências para Jovens e Adultos)

Todos devem participar do ENCCEJA?

Não é preciso participar. A participação no ENCCEJA é voluntária e gratuita, destinada aos jovens e adultos residentes no Brasil e no Exterior, inclusive às pessoas privadas de liberdade, que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada.

 Onde encontrar as informações?

Você pode encontrar todas as informações como provas antigas, gabaritos, conteúdos etc no portal do INEP destinado ao ENCCEJA.

 Como é a prova?

A prova do ENCCEJA é constituída de provas estruturadas da seguinte forma:

Para o Ensino Fundamental:

Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e uma proposta de Redação; Matemática; História e Geografia; Ciências Naturais.

Para o Ensino Médio (apenas para os brasileiros residentes no exterior)

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e uma proposta de Redação;
  • Matemática e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Nessas áreas do conhecimento foram estabelecidas a partir do currículo da Base Nacional Comum, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s).

E a preparação para o exame é simples. Para você se preparar para a prova, o Inep disponibiliza materiais didáticos para ambos os objetivos de conclusão. Além disso, há a Matriz de Competências e Habilidades, para que a pessoa que fará o exame saiba o que será cobrado em diferentes âmbitos. A melhor dica é acompanhar como foram os exames anteriores.

Mas se o exame é voluntário, o que eu ganho ao realizar?

Aposto que você se fez essa pergunta agora. O exame é aplicado no Brasil e no exterior. Fora do País, ele certifica brasileiros da conclusão do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Ao realizar o exame você receberá um certificado.

A emissão dos Documentos Certificadores (Certificado e Declaração de Proficiência) é responsabilidade das Secretarias Estaduais de Educação que firmaram com o Inep o Termo de Adesão ao Encceja. Todo participante poderá solicitar o aproveitamento dos resultados de uma ou mais áreas de conhecimento avaliadas em quaisquer edições anteriores do Encceja, para fins de certificação.

Inscrições

As inscrições podem ser feitas das seguintes formas, para a inscrição no exterior, o participante deve informar número do passaporte, RG, CPF e um e-mail válido. Uma vez certificado pelo Encceja Exterior, ele pode se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e no Sistema de Seleção da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec).

O INEP já divulgou que as inscrições para o Encceja serão abertas no segundo semestre de 2017. No entanto, não se sabe ainda a data exata ou o prazo.

Dica para se sair bem!

Uma dica que deixamos é que você comece a se preparar agora e fique mais próximo do seu tão sonhado certificado de conclusão dos estudos. O que achou da mudança para o Encceja 2017 INEP? Comente conosco aqui abaixo.

Esperamos que tenham gostado de saber mais e quem sabe voltar aos estudos porque afinal, sempre é uma ótima opção ter mais conhecimento para o desenvolvimento pessoal e profissional.

Recomendado para você
Comentários