Saiba organizar seus estudos para concursos públicos

Saiba organizar seus estudos para concursos públicos

Saiba organizar seus estudos para concursos públicos e aumente as chances de ser aprovado, tendo muito mais tempo para se preparar para fazer os…

Por Andre em 28/08/2014

Saiba organizar seus estudos para concursos públicos e aumente as chances de ser aprovado, tendo muito mais tempo para se preparar para fazer os certames mais concorridos e que oferecem ótimos salários.

Saiba organizar seus estudos para concursos públicos (Foto: Divulgação)

Como passar em concurso é algo que todo mundo deseja saber. O primeiro passo para o sucesso é organizar a agenda para ter mais tempo de estudo, tarefa que, na maioria das vezes, não é nada fácil, principalmente para quem já tem diversas outras atividades ao longo do dia.

Levando isso em consideração, a primeira das dicas para organizar os estudos para aumentar as chances de aprovação em concursos públicos é montar um plano de estudo de acordo com o seu tempo livre disponível, para que você possa cumpri-lo efetivamente.

Como organizar um grupo de estudos

Concursos previstos para 2015

Saiba organizar seus estudos para concursos públicos

O quadro horário pode ser de grande ajuda para a organização dos seus estudos (Foto: Divulgação)

Para quem está querendo saber como organizar os estudos para concursos públicos, outra dica é criar um quadro horário, tabela com linhas e colunas, na qual as linhas se referem às horas livres que podem ser utilizadas para os estudos e as colunas são os dias da semana.

Assim fica muito mais fácil se organizar para estudar para concurso, pois você pode dividir as matérias que precisa estudar ao longo do dia e da semana, consultando sempre o quadro para saber qual é a próxima disciplina.

Nas horas livres, é possível incluir até aqueles minutos que você gasta no ônibus, indo para o trabalho, a escola, a faculdade, a academia. Por exemplo, se são 30 minutos para ir e outros 30 para voltar, você terá uma hora a mais por dia para estudar.

Só tome cuidado para não exagerar nos estudos, pois quantidade não significa qualidade. Não deixe de se divertir com os amigos, de sair com a família, de namorar e de dormir para estudar, pois esses momentos de lazer e relaxamento são fundamentais para a sua vida e contribuirão bastante para a qualidade dos estudos.

Outras dicas

O concurseiro deve ficar atento para não exagerar nos estudos, pois isso pode atrapalhar o desempenho nas provas (Foto: Divulgação)

Existem ainda várias outras dicas para organizar seus estudos para concursos públicos, como:

– Liste as matérias que cairão no concurso, consultando o edital, e estabeleça uma hierarquia de estudos. Você pode priorizar, por exemplo, as de maior peso ou as que tem mais dificuldade.

– Divida as matérias por blocos de uma hora e reveja-as outras vezes durante a semana.

– Inclua, no quadro, um horário para resolver exercícios, pois eles ajudam a compreender e a fixar conteúdos.

– Tenha bastante responsabilidade para cumprir a sua planilha de estudos, pois o sucesso dependerá do seu esforço.

Top