Sintomas de Depressão Leve e Profunda

PUBLICIDADE

Ter a sensação de vazio, perda de prazer em atividades diárias dia a dia ou trabalho, diminuição da capacidade de raciocinar adequadamente, de se concentrar e de tomar decisões, fadiga e sensação de fraqueza,  insônia, ou hipersonolência, perda do apetite, ou aumento exagerado do apetite, redução do interesse sexual, isolamento social, pensamentos  suicidas, faltar muito ao trabalho ou piorar o desempenho escolar.

Esses são os principais sintomas de um transtorno psicológico chamado Depressão.

Cerca de 85% dos pacientes com depressão também sofrem com sintomas de ansiedade.

PUBLICIDADE

A depressão  é uma doença seria e precisa de tratamento psicológico e psiquiátrico. Ela se parece muito com a “tristeza”, mas diferente de ficar triste por um dia, o que acontece com a maioria das pessoas, essa tristeza pode durar longos período no mínimo 6 meses.

Essa doença não escolhe raça, sexo ou idade, mas é mais comum em pessoas de 22 a 44 anos, geralmente as mulheres são as mais atingidas, talvez pelo fato de problemas hormonais poder ser uma das causas da doença.

Muitos podem ser os fatores para se desenvolver uma depressão genética, stress, consumo de drogas, rejeições, separações etc.

Situações traumáticas,  perda de um amor ou entes queridos são as causas mais comuns.

PUBLICIDADE

Pelo fato de estar associada a um desequilíbrio de certas substâncias químicas no cérebro, são indicados tratamentos a base de antidepressivos que têm por função principal agir no restabelecimento dos níveis normais destas substâncias, principalmente a serotonina.

Alguns medicamentos podem desenvolver a doença, e parar de tomar alguns medicamentos já presentes no organismo a muito tempo também.

PUBLICIDADE

Sofrer com este problema não é nada fácil, é uma constante mistura  de sentimentos de culpa, desesperança, desamparo, solidão, ansiedade ou inutilidade entre outros tantos sintomas terríveis.

Se o doente não for bem assistido pelos médicos e familiares pode vir a falecer, pois a doença é considerada de alta taxa de mortalidade em alguns lugares do mundo.

O suicídio entre depressivos é 30 vezes maior do que a média da população em geral.

PUBLICIDADE

Ela afeta diretamente o humor das pessoas, mas não existe uma regra, podendo a depressão se manifestar de formas diferentes em cada pessoa. Alguns sofrem mais danos emocionas enquanto outros podem sofrer mais danos físicos como dores, ou até em casos mais graves uma mistura dos dois.

A parte boa da historia  é que é uma doença totalmente reversível se tratada adequadamente.

O que diferencia uma depressão considerada leve e uma considerada profunda são basicamente a intensidade dos sintomas e a duração da doença.

PUBLICIDADE

Os riscos maiores de mortes então concentrados nos casos de depressões  profundas, essa que podem que durar mais de um ano .

Antidepressivos, vitaminas, exercícios, acompanhamento medico especializado e apoio familiar, podem salvar a vida de uma vitima da depressão tanto leve quanto profunda.

Aquela pessoa considerada “baixo astral” pode estar precisando muito de ajuda e talvez não tenha coragem para pedir.

Ajude!

Preste atenção aos sintomas e principalmente a se  tristeza dessa pessoa parecer nunca mais ir embora, nunca deixar o doente desistir ou se entregar.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.