Drenagem linfática caseira: como fazer

Drenagem Linfática caseira: como fazer? Se você quer aprender essa famosa técnica que ajuda a combater o inchaço e a celulite, entre outros problemas, fique conosco e acompanhe as dicas a seguir.

Drenagem linfática caseira: como fazer (Foto: Pixabay)

O que é drenagem linfática? Trata-se de um tipo de massagem que estimula o sistema linfático (rede de vasos responsáveis por mover fluidos pelo corpo), fazendo-o trabalhar de forma mais acelerada.

Dessa maneira, o organismo consegue eliminar líquidos e toxinas de maneira muito mais rápida, o que contribui para acabar com a retenção de líquidos, celulites e até mesmo gordura localizada, deixando o corpo com um aspecto mais saudável.

Drenagem Linfática caseira: como fazer

É preciso saber aplicar a pressão correta, para não dar problemas (Foto: Pixabay)

Como fazer drenagem linfática? O primeiro passo é preparar a parte que será massageada, fazendo limpeza de pele (esfoliação é uma boa) e uma massagem circular e suave, para ativar a circulação. O melhor horário para aplicar a técnica é após o banho morno, que torna o procedimento mais eficaz e prazeroso.

Em seguida, massageie os gânglios, com movimentos circulares próximos ao lugar do corpo que será drenado (ao redor do umbigo, na região da virilha, etc). O passo seguinte é escolher um óleo de massagem ou creme, que facilite o deslizamento das mãos e tenha compostos que auxiliem a desintoxicação.

Alguns objetos podem facilitar a massagem (Foto: Pixabay)

Agora, é a hora da massagem de drenagem. Faça movimentos suaves, de baixo para cima, na região afetada, sempre em direção aos gânglios que já foram massageados no início do processo. Você pode fazê-la nos membros inferiores chegando até a virilha, nos membros superiores até as axilas, na região do tronco e na face.

Com a mão em forma de conchinha, faça também movimentos lentos e de compressão, como se estivesse bombeando a pele. Repita as massagens por três vezes em cada lugar, durante a sessão, e para melhores resultados, faça o processo de duas a três vezes por semana, para aproveitar os benefícios da drenagem linfática.

Drenagem Linfática dicas

Além de combater celulite, inchaço e gordura localizada, a drenagem também promove bem-estar e relaxamento (Foto: Pixabay)

Uma das principais dicas para fazer drenagem linfática em casa é pedir o auxílio de um profissional nas primeiras vezes, para ajudar-lhe a acertar os movimentos e fazer a pressão correta, para evitar se machucar durante a massagem contra celulite e inchaço.

Você também pode usar alguns objetos para massagear, como escova especial, bambu, esponja e pincel, entre outros, mas nunca utilize objetos pontiagudos. Além disso, prefira fazer a massagem para drenar líquidos à noite e coloque uma música suave durante o processo (contribui para relaxar e melhorar a qualidade do sono).

Leia mais sobre esse e outros assuntos navegando pelo Mundo das Tribos.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados