Dormir acompanhado diminui qualidade do sono

PUBLICIDADE

Quando resolvem morar juntos os casais acabam dormindo no mesmo quarto e cama, certo? Nem sempre. Algumas pessoas optam por camas separadas e, até mesmo, quartos diferentes para ter uma noite de sono harmoniosa. A ideia parece egoísta, ou no mínimo, individualista, mas está ganhando cada vez mais adeptos no Brasil.

Leia mais sobre: Dicas para ter uma ótima noite de sono – A importância do sono

 

PUBLICIDADE
Nem sempre dormir junto é uma decisão boa para a saúde (Foto: Divulgação)

Durante uma noite de sono um adulto tem entre 20 e 30 microdespertares por noite. Nesse momento o sono chamado REM (o mais profundo e revigorante) é interrompido e a pessoa volta a ter uma etapa de descanso superficial. Quando o individuo range os dentes, ou se mexe muito acaba chegando em um estágio de semiconsciência, ou seja: quase acorda mesmo sem perceber. Quanto mais microdespertares acontecer no decorrer da noite, mais cansada vai levantar no dia seguinte.

Porque dormir em camas diferentes?

E o que toda essa explicação sobre microdespertares tem a ver com dormir em camas diferentes? A resposta é bem simples: quando se tem companhia na cama durante a noite a interferência no sono aumenta e ambos dormem pior do que se estivessem em camas separadas. Quem resolve passar a noite em uma cama sozinho, mesmo tendo a opção de dividi-la com o parceiro, em geral tem como motivação problemas como ronco, insônia, apneia, divergência de opinião sobre a temperatura do ar-condicionado, horários diferentes para dormir e acordar, presença de TV e aparelhos eletrônicos no quarto.

Uma boa noite de sono pode ser a chave para um dia produtivo (Foto: Divulgação)

Confira também: Sono excessivo- causas

Um estudo da Universidade de Surrey, localizada na Inglaterra, que contou com a participação de 40 casais, apontou que dormir sozinho é melhor para saúde, mesmo que os casais não assumam isso. Na pesquisa, os casais dormiram juntos por dez dias e separados por um período igual.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.