Dicas para ter uma ótima noite de sono – A importância do sono

Sono Tranquilo

A apnéia e a insônia são distúrbios do sono que mais atingem as mulheres. Esses distúrbios podem causar oscilação hormonal, o que altera o funcionamento do organismo, “atrapalhando”o dia-a-dia.

Os sintomas mais comuns da insônia são dificuldades de pegar no sono, dormir e acordar várias vezes na noite ou acordar com a sensação de que não teve o descanso necessário. Já a apnéia é caracterizada pela interrupção da respiração por a alguns segundos durante o sono, variando de pessoa para pessoa.

O sono, para o organismo, é tão importante quanto comer, isso porque é durante o sono que o corpo armazena informações na memória, organiza o aprendizado, libera hormônios do crescimento e repões as energias gastas no dia. É por essa razão que quem tem noites de sono mal dormidas sente dores no corpo, irritabilidade, alteração de humor e, em algumas pessoas, com o passar do tempo pode acarretar em uma depressão, maior predisposição a doenças e enfraquecimento dos ossos.

Esses distúrbios do sono prejudicam até as curvas. Estudos feitos provaram que pessoas que dormem em média 4 horas por noite apresentam cerca de 18% menos leptina, hormônio associado à saciedade, e 27% mais grelina, hormônio ligado a fome. Conclusão, dormir menos desperta mais sensação de fome.

Porém, basta uma noite de sono reparado para que o organismo se recupere da anterior. Pelo que todo mundo sabe, o recomendado, são sete ou oito horas de sono por noite, mas isso não é regra, pois tem pessoas que se satisfazem com cinco horas de sono, enquanto outras precisam de dez.

10 dicas para uma noite de sono perfeita:

1º Malhe até três horas antes de dormir;

2º Não tome nada quem contenha cafeína;

3º Evite bebidas alcoólicas;

4º Se alimente de um jantar com comidas leves;

5º Tome um banho quente;

6º Faça um escalda pés;

7º Arrume o quarto;

8º Toque o rosto (Para relaxar, esfregue rapidamente uma mão na outra e leve-as até os olhos);

9º Vá para a cama sempre no mesmo horário;

10º Experimente a cromoterapia (Cromoterapia é a ciência que utiliza a vibração das cores do espectro solar para restaurar o equilíbrio físico-energético).

Siga as dicas, e tenha uma ótima noite de sono!

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

Reply