Dores nos pés: como evitar, dicas

Umas das queixas mais comuns na população são as dores nos pés. Infelizmente, as pessoas não dão a atenção devida a esses locais. Visando…

A massagem é uma ótima aliada na hora de aliviar as dores nos pés.

Umas das queixas mais comuns na população são as dores nos pés. Infelizmente, as pessoas não dão a atenção devida a esses locais. Visando melhorar esses sintomas, veja algumas dicas que podem auxiliar na diminuição do desconforto diário nos pés.

  • Eleve as pernas e os pés

Após um exaustivo dia de trabalho, o melhor a se fazer é ficar descalço. Depois, basta elevar suas pernas e pés em ângulo de aproximadamente 45 graus. Não se esqueça de fazer movimentos com os dedos, porque assim você ativará a circulação. Permaneça nessa posição por, pelo menos, 20 minutos.

  • Deixe os pés mergulhados na água

Aqueça uma quantidade de água suficiente para cobrir os seus pés e adicione duas colheres de sobremesa de sulfato de magnésio. Deixe repousar por alguns minutos e enxague-os em água fria. Seque em seguida e hidrate-os.

  • Relaxamento com essências

Em um recipiente com água, adicione seis gotas de óleo de eucalipto e outras seis de alecrim. Misture e deixe seus pés repousarem nessa mistura por alguns minutos. Retire-os e mergulhe-os em água fria, depois basta secá-los.

  • Massagem para os pés

Para realizar a massagem, associe um óleo para bebê, pois esse tipo de produto  proporciona um alívio imediato nas dores. Inicie a massagem, apertando delicadamente os pés com os dedos e fazendo pressão com movimentos em circulo. Você irá obter uma sensação de alívio impressionante.

Outra forma de realizar a massagem é utilizando uma bola de tênis. Coloque-a sob os pés e faça movimento para frente e para trás. Caso não tenha uma bola de tênis em casa, pode optar por um rolo de macarrão.

Hidrate os pés sempre que possível.

  • Exercícios para os pés

Assim como o resto do corpo, os pés também precisam se exercitar. Os movimentos auxiliam a evitar as dores do fim do dia, além de colaborarem  com a circulação.

Primeiro: espalhe alguns lápis pelo chão e apanhe-os com os dedos dos pés;

Segundo: coloque feijões dentro de um chinelo e calce-os. Caminhe por alguns minutos com os feijões no interior.

  • Evite permanecer durante muito tempo em pé

Caso seu serviço exija que permaneça por muito tempo em pé, procure intercalar a posição. Por exemplo, mudar os pés de degraus ou sentar por alguns minutos. Atitudes como essas irão diminuir a sobrecarga nos pés.

  • Evite o uso de sapatos com solas muito finas

Use, sempre que possível, calçados com solas mais grossas ou com amortecedores. As solas finas não diminuem o atrito, sendo responsáveis pelas dores ao final do dia na região do calcanhar.

  • Abandone os sapatos de salto alto

Quanto maior forem os saltos dos sapatos, mais cansados ficarão os pés. Portanto, opte por calçados com saltos menores para evitar futuras dores. Uma dica é usar tênis com amortecedores.

  • Utilize palmilhas sempre que necessário

Caso seu pé não permaneça fixo dentro do sapato, opte em utilizar palmilhas. Elas possuem a função de manter os pés no lugar, evitando assim o atrito e bolhas causadas por ele.

Evite o uso de sapatos com salto alto, eles pioram as dores nos pés.

As dores nos pés são muito frequentes, principalmente entre aqueles que trabalham em pé por muito tempo. Porém, após seguir nossas dicas de maneira adequada, você conseguirá aliviar esse desconforto que prejudica o dia-a-dia.

Top