Roupas a seu favor no mercado de trabalho

Roupas a seu favor no mercado de trabalho é o tema da matéria abaixo, na qual vamos mostrar como o tipo de roupa utilizada…

Por Andre em 05/09/2014

Roupas a seu favor no mercado de trabalho é o tema da matéria abaixo, na qual vamos mostrar como o tipo de roupa utilizada no ambiente corporativo pode influenciar diretamente na maneira como você é visto pelo chefe e os colegas de trabalho.

A roupa escolhida para usar no trabalho pode indicar se você é uma pessoa preparada para exercer aquela profissão, segundo especialistas (Foto: Divulgação)

De maneira geral, para se formar a imagem profissional de uma pessoa, são levados em conta fatores como o desempenho no trabalho e a personalidade, entre outros, mas também há algo, muitas vezes esquecido, que possui uma forte influência na formação desta imagem.

Estamos falando do modo de se vestir no trabalho, que pode mostrar se você é (ou não) uma pessoa preparada para aquele tipo de profissão. Estampas, cores, tecidos e estilos, tudo o que forma a “linguagem das roupas” pode ter uma grande influência no ambiente corporativo.

Entrevista de emprego: o que vestir

Dicas para se ambientar nos primeiros dias de trabalho

Roupas a seu favor no mercado de trabalho

É preciso saber escolher bem as combinações de cores (Foto: Divulgação)

Para quem está querendo saber como transmitir imagem favorável no trabalho, uma das alternativas é combinar o uso de cores mais claras nas peças de cima e tons escurecidos nas peças de baixo, como por exemplo as cores azul claro, branco ou bege na camisa e preto ou cinza para a calça.

Essa combinação transmite sensação de seriedade e é ideal para os ambientes mais formais. Ela pode ser completada ainda com uma gravata ou colar com tom mais vivo, compondo um visual moderno e elegante.

Outra dica de como se vestir no trabalho para transmitir uma imagem favorável é levar em conta características como cor da pele, dos olhos e do cabelo na hora de escolher entre tons frios ou quentes, observando o contraste.

Se você tem alto nível de contraste no rosto, devido a sobrancelhas marcadas, por exemplo, prefira cores de alto contraste, para manter a homogeneidade. E para quem tem pouco contraste, o ideal é optar por tons de baixo contraste, para que as vestimentas não roubem a atenção do rosto.

Outras dicas

Roupas a seu favor no mercado de trabalho (Foto: Divulgação)

Entre as dicas de roupas a seu favor no mercado de trabalho, também vale ressaltar que você deve ter, no guarda-roupas, algumas peças que combinem com pelo menos outras três, pois assim é possível variar o estilo com frequência, evitando repetições constantes.

O ideal é ter, por exemplo, cinco camisas para cada calça. Desta forma, dá para usar a mesma calça durante toda a semana, variando a camisa (o contrário já não é interessante).

E para finalizar, vale lembrar que você não deve usar o local de trabalho como passarela de desfiles, ou seja, evite extravagâncias, como decotes exagerados ou cores gritantes.

Top