Dor crônica: como tratar, dicas

PUBLICIDADE

Segundo dados, uma em cada três pessoas no mundo sofre com as dores crônicas. Somente no Brasil, a prevalência é em torno de 26%, com idade superior a 18 anos. Apesar de ser um quadro clínico muito comum, é um problema muito difícil de ser resolvido. Conheça algumas informações sobre a dor crônica, incluindo dicas de como trata-la.

 Saiba como a acupuntura pode aliviar a dor crônica.

A dor crônica afeta um grande número de pessoas em todo o mundo. (Foto: divulgação)

Conhecendo mais sobre a dor crônica

É importante lembrar que é imprescindível que o indivíduo conheça o real significado de dor crônica. Segundo especialistas, a dor crônica é aquela que persiste por pelo menos três meses e não desaparece após tratamento específico.

PUBLICIDADE

Esse quadro álgico (de dor) persistente pode ser classificado em três tipos:

  • Dor crônica tipo nociceptiva – o nociceptor é a estrutura nervosa responsável pela percepção da dor.  Sendo assim, nesse tipo de classificação, o quadro álgico tem início nesse ponto. Em geral, as dores articulares crônicas tem esse padrão;
  • Dor crônica tipo neuropática – nesse quadro clínico, a dor é gerada pelo mau funcionamento do sistema nervoso. Além da dor, o indivíduo que apresenta esse tipo de problema pode manifestar ardor e formigamento no membro afetado;
  • Dor crônica tipo mista– como o próprio nome já diz, esse tipo de dor apresenta uma mescla de características dos quadros anteriores. Ela é comumente manifestada em pacientes com câncer em estágio avançado e doenças da coluna, como por exemplo a cervicobraquialgia.
    O tratamento comum não combate a dor crônica. (Foto: divulgação)

 Uma grande esperança

A dor crônica é um quadro que não responde de forma adequada ao tratamento tradicional. Assim, o indivíduo que sofre com esse quadro deve buscar outros meios de tratamento. Entre os mais conhecidos e eficazes, podemos citar os bloqueios. Esse tipo de procedimento é realizado por um médico especializado em anestesiologia. Isso se deve a seu amplo conhecimento sobre farmacologia dos opioides e analgésicos, medicamentos utilizados para o tratamento de dor crônica. Assim, é de extrema importância que a pessoa que sofra com o quadro de dor crônica buscar a orientação de um especialista, antes de se submeter a qualquer tipo de procedimento.

Diante de quadro de dor crônica, busque a orientação de um especialista. (Foto: divulgação)

É imenso o número de pessoas que sofre com a dor crônica. Apesar de ser um quadro clínico muito comum, até o momento não existe um tratamento eficaz para combatê-la. A melhor maneira de atingir o alívio do quadro álgico é buscar o atendimento de um médico especializado. Apenas ele poderá realizar uma avaliação adequada e completa, descartando outros problemas relacionados, assim como indicar o tratamento ideal.

Saiba como conviver com a dor crônica.

 

 

PUBLICIDADE

 

 

 

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.