Acupuntura é eficaz contra dor crônica, diz pesquisa

Um estudo realizado pelo Sloan-Kettering Cancer Center, em Nova York, mostrou que a acupuntura é eficaz contra dor crônica. A técnica milenar chinesa apresentou…

Por Isabella Moretti em 14/09/2012

Um estudo realizado pelo Sloan-Kettering Cancer Center, em Nova York, mostrou que a acupuntura é eficaz contra dor crônica. A técnica milenar chinesa apresentou um desempenho melhor do que outras formas de tratamento, como o uso de placebo. Os resultados completos do trabalho foram divulgados revista Archives of Internal Medicine.

A acupuntura é mais eficaz contra dor crônica do que o placebo. (Foto:Divulgação)

Acupuntura pode aliviar cefaleia, lombalgia e outras dores crônicas

Para chegar à conclusão de que a acupuntura alivia dores crônicas, como osteoartrite, cefaleia e lombalgia, os pesquisadores analisaram outros estudos clínicos, considerando os dados de 17.922 pessoas dos Estados Unidos, da Grã-Bretanha, da Alemanha, da Espanha e da Suécia.

Depois de avaliar cuidadosamente os dados, os autores do novo estudo descobriram que a acupuntura reduz significativamente as dores crônicas, em comparação com os pacientes que foram tratados apenas com placebo. O estudo trabalhou com acupuntura simulada, na qual as agulhas são introduzidas na pele sem pontos estratégicos e a com a terapia de agulhas retráteis, que pressionam a pele sem ultrapassá-la. Também foi considerada no estudo a acupuntura a laser, que consiste em um tratamento moderno baseado na medicina oriental.

Saiba mais: Acupuntura para ansiedade, pontos, benefícios

Acupuntura ajuda a tratar dores cervicais, lombalgia, osteoartrite e cefaleia. (Foto:Divulgação)

A pesquisa do Sloan-Kettering Cancer Center enfatiza principalmente a diferença em relação à acupuntura e o placebo. Embora as duas técnicas de tratamento aliviem a dor, a terapia chinesa tem resultados superiores, principalmente se for combinada a outras formas terapêuticas.

Os pacientes que contribuíram com a pesquisa avaliaram o nível da dor que sentiam, na medida em que foram submetidos ao tratamento com acupuntura. A maioria presenciou alívio nas dores, o que comprova a eficácia de uma terapia que há séculos tem sido desenvolvida para melhorar a saúde e o bem-estar.

Benefícios da acupuntura

A acupuntura garante uma série de benefícios para a saúde. (Foto:Divulgação)

Além de amenizar as dores cervicais, lombalgia, osteoartrite e cefaleia, a acupuntura também garante outros benefícios. Veja:

– Melhora a circulação sanguínea;

– Regula os batimentos cardíacos;

– Rejuvenesce a pele;

– Contribui com o tratamento contra o tabagismo e alcoolismo;

– Suaviza estrias e celulites;

– Promove o relaxamento;

– Reduz o estresse;

– Combate os sintomas da depressão e ansiedade;

– Aumenta a energia e a disposição;

– Contribui com o tratamento da compulsão alimentar;

– Eleva a expectativa de vida;

– Diminui a incidência de problemas hormonais;

– Ajuda os pacientes com disfunção olfativa, ou seja, problemas de olfato;

– Fortalece o sistema imunológico.

Veja também: Acupuntura Facial contra rugas

Top