Segundo pesquisa 62% dos candidatos a estágio são reprovados

Segundo pesquisa 62% dos candidatos a estágio são reprovados

Uma pesquisa realizada pelo Nube (Núcleo Brasileiro de Estágios), entre janeiro e maio deste ano, com 4.646 candidatos, revela que 62% dos candidatos a…

Por Editorial MDT em 19/06/2012

Dentro da apresentação pessoal considera-se a higiene e as roupas, já na linguagem corporal são analisadas a postura e a educação.

Uma pesquisa realizada pelo Nube (Núcleo Brasileiro de Estágios), entre janeiro e maio deste ano, com 4.646 candidatos, revela que 62% dos candidatos a estágio foram desclassificados nos processos seletivos.

As falhas no teste ortográfico lideram o ranking com 40%. Em seguida vem a baixo performance em raciocínio lógico, com 21%. Nessa fase, o teste é dividido em três competências: verbal, numérico e abstrato. Segundo Alini Barroso, supervisora de seleção do órgão, a ausência de leitura colabora muito para isso acontecer.

Confira: Saiba como se vestir para entrevista de emprego

O má atuação na conversação e no vocabulário ao longo das apresentações e atividades em grupo representam 12% das eliminações, acompanhado de falta de competências determinadas pelas vagas, com 10%.

“As habilidades variam de acordo com cada oportunidade. Umas exigem criatividade, outras flexibilidade e iniciativa. Entretanto, ter fluência é essencial e as mulheres são as mais desaprovadas nesse quesito”, diz Aline.

As falhas no teste ortográfico lideram o ranking com 40%.

Erros de concordância, gírias e falhas no português não são bem vistos ao longo das apresentações e atividades em grupo. O número de reprovações na apresentação pessoal é de 7%, e na linguagem corporal, de 5%.

“Ou seja, muito alto se levarmos em conta o fato de não ser segredo para ninguém a importância dessas exigências”, diz Aline. A carência no inglês aparece na última posição, com 5%. “Saber idioma já não é mais diferencial, é imprescindível”, afirma Aline.

Leia também: Saiba como se comportar numa entrevista de emprego

De acordo com Aline, dentro da apresentação pessoal considera-se a higiene e as roupas, já na linguagem corporal são analisadas a postura e a educação. “Muitos passam por todos os requisitos, mas acabam sendo desclassificados por falar enquanto seus colegas se apresentam, por não demonstrar interesse na vaga e, principalmente, por pecar na imagem e estar vestidos inadequadamente, com saias curtas ou cabelo bagunçado, por exemplo”, explica a supervisora. Segundo o levantamento, quem mais comete erros nesse aspecto são os homens.

Fatores que reprovam Índice
1- Erros em testes ortográficos 40%
2- Baixo desempenho em raciocínio lógico 21%
3- Mau desempenho na comunicação e no vocabulário durante as apresentações e atividades em grupo 12%
4- Falta de competências exigidas pelas vagas 10%
5- Problema na apresentação pessoal 7%
6- Problema na linguagem corporal 5%
7- Deficiência no inglês 5%

Top