Brasil tem o maior número de domésticos do mundo

Na última quarta-feira, 9 de janeiro, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) divulgou um estudo em que o Brasil aparece como o local com…

Na última quarta-feira, 9 de janeiro, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) divulgou um estudo em que o Brasil aparece como o local com maior população de trabalhadores domésticos do planeta. Com 7,2 milhões de empregados domésticos distribuídos em seu território, sendo 6,7 milhões do sexo feminino e 504 mil do sexo masculino, a nação verde e amarela ficou em primeiro na lista que inclui outros 116 países.

Leia mais sobre: Empregados domésticos ganharão hora extra

17% das brasileiras que trabalham são empregadas (Foto: Divulgação)

China ficou de fora de levantamento

A pesquisa, com informações levantadas em 2010, não traz números da China, país de maior população mundial e que talvez estivesse entre os primeiros do ranking. Analisando os dados que foram estudados, depois do Brasil, aparecem a Índia com 4,2 milhões e a Indonésia com 2,4 milhões de trabalhadores domésticos.

Confira também: Conheça os direitos do trabalhador domestico

17% das mulheres que trabalham no Brasil são domésticas

Segundo o levantamento, 17% das mulheres que trabalham no Brasil efetivam tarefas domésticas, percentual abaixo do registrado em nações vizinhas como Uruguai (18,5%) e Argentina (18,3%), além de Costa Rica (17,3%) e Ilhas Cayman (17,3%), na América Latina e Caribe. No entanto, o índice de mulheres no serviço doméstico é maior, por exemplo, que no Chile (14,3%), Venezuela (14,4%), Colômbia (13%) e México (10,3%).

Os maiores índices de mulheres que trabalham como empregadas domésticas (porcentual de domésticas sobre o total da população feminina), de acordo com a Organização Internacional do Trabalho, estão em países do Oriente Médio, conforme você pode ver a seguir, em ordem decrescente: Omã (59,3%), Kuwait (53,3%), Arábia Saudita (47,1%), Emirados Árabes (42,4%), Bahrein (42,2%) e Catar (38,9%).

83% das mulheres do mundo são domésticas (Foto: Divulgação)

52 milhões de pessoas no mundo trabalham como domésticos

A pesquisa mostra ainda que atualmente pelo menos 52 milhões de pessoas no planeta, sendo a maior parte mulheres (83%), estão empregados como domésticas. Esse número representa 7,5% do emprego assalariado das mulheres no mundo todo e em algumas regiões uma porcentagem ainda maior.

Leia Também:  Celulares em Oferta Wal Mart

Top