Doenças periodontais: o que são

PUBLICIDADE

São diversos os problemas dentários que afetam a população em geral. Em alguns casos, quando não devidamente tratados, podem ocasionar problemas graves à saúde dos indivíduos. Tendo isso em vista, conheça o que são as doenças periodontais.

Conheça os alimentos que ajudam a preservar a saúde bucal.

A placa bacteriana colabora é a principal causa de desenvolvimento de doenças periodontais. (Foto: divulgação)

Conhecendo mais sobre as doenças periodontais

As doenças periodontais são infecções sérias e que quando não devidamente tratadas, podem ocasionar a perda dentária. Elas são comumente manifestadas por uma infecção bacteriana que afeta a gengiva ou o osso que acomoda os dentes.

PUBLICIDADE

Saiba mais sobre a gengivite e a periodontite

A gengivite ocorre quando a bactéria afeta a gengiva, tornando-a vermelha, inchada e que sangra com facilidade. Durante essa fase, o indivíduo pode não apresentar nenhum sintoma doloroso. No entanto, se a gengivite não for devidamente tradada, ela pode evoluir para periodontite. Com o tempo, a placa bacteriana pode se espalhar e se proliferar por debaixo da gengiva. Nesse local, ocorre a produção de toxinas pelas bactérias que irritam a gengiva, iniciando um processo inflamatório local. Como resultado, o tecido gengival e os ossos são destruídos, resultando na instabilidade dos dentes, dando início a periodontite.

Diante de problemas periodontais, busque a orientação de um especialista. (Foto: divulgação)

Conheça algumas causas relacionadas à doença periodontal

A principal causa das doenças periodontais é a placa bacteriana, uma película viscosa e incolor que se forma sobre os dentes diariamente. No entanto, existem outros fatores que podem afetar a saúde dos dentes e das gengivas.

  • Fumo – sabe-se que o cigarro está relacionado com o desenvolvimento de diversas doenças, incluindo problemas pulmonares e cardiovasculares. Além disso, o hábito de fumar aumenta o risco de apresentar doença periodontal por afetar a higiene oral;
  • Genética – segundo especialistas, em torno de 30% da população pode ser suscetível ao desenvolvimento de problemas dentais. Mesmo com bons hábitos de higiene e cuidado oral, pessoas com história familiar de doença periodontal, possui seis vezes mais chance de desenvolver o problema.
  • Gravidez e puberdade –  durante essas duas fases, a mulher apresenta chances aumentadas em desenvolver doença periodontais. Isso se deve às diversas alterações hormonais que podem afetar diversos tecidos, inclusive as gengivas;
  • Estresse – este é um dos maiores fatores de risco no desenvolvimento e na progressão da doença periodontal. Isso porque, segundo estudos, diante do estresse, o organismo possui maior dificuldade em combater infecções;
  • Medicamentos – alguns remédios como os contraceptivos orais, os depressivos e os anticonvulsivantes podem afetar a saúde oral. Assim, é muito importante que o indivíduo peça orientação de especialista antes de fazer uso do  medicamento.
    Bons hábitos de higiene contribuem para uma saúde bucal. (Foto: divulgação)

As doenças periodontais afetam um grande número da população. Após conhecer  o que são as doenças periodontais e caso seja portador do problema, busque a orientação de um especialista, de forma a evitar futuras consequências.

Conheça alguns mitos e verdades sobre a saúde bucal.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.