Mitos e verdades sobre saúde bucal

Todo mundo sabe que para ter um sorriso bonito e um hálito refrescante é preciso cuidar de maneira adequada de nossos dentes e gengivas.…

Para mantermos uma saúde completa, é preciso ter uma higiene bucal adequada.

Todo mundo sabe que para ter um sorriso bonito e um hálito refrescante é preciso cuidar de maneira adequada de nossos dentes e gengivas. Porém, muitas vezes esquecemos ou agimos de maneira errada diante deles. Para que seu sorriso não corra riscos, esclareceremos algumas dúvidas em torno da saúde bucal.

Mito – antibiótico mancha os dentes

Segundo especialistas, quando os dentes já estão formados não tem como esse medicamento manchar os dentes. Essa ideia surgiu há tempos, quando os antibióticos eram administrados as crianças que estavam com os dentes em formação.

Verdade – o excesso de escovação faz mal aos dentes

A escovação em excesso pode trazer malefícios aos dentes por ocasionar atrito entre a escova e o creme dental. Ou seja, esses dois, em associação, desgastam a superfície dos dentes (o esmalte). Além disso, a escovação em excesso se deve a maior frequência de ingestão de alimentos, o que também traz consequências ruins aos dentes de qualquer indivíduo.

Mito – a escova dura limpa melhor os dentes

A escova com cerdas duras, além de machucar as gengivas devido ao grande atrito, ainda representa um risco ao esmalte dos dentes. Dessa forma, contribuem para o aumento da sensibilidade dentária.

Não é preciso que a escova seja dura para limpar adequadamente.

Mito – o enxaguante bucal substitui a escovação

Diferente do que muita gente pensa, o enxaguante bucal não substitui a escovação. Somente a remoção pela técnica mecânica (escovação) em associação com o fio dental, poderá remover a placa bacteriana.

Leia Também:  Óleos vegetais para clarear dentes

Verdade – cremes dentais para sensibilidade dentaria realmente funcionam

Existem no mercado, diversos cremes dentais para dentes sensíveis. Eles possuem em sua formulação substâncias que reduzem a sensibilidade através de mecanismos de ação diferentes. Assim, independente da fórmula, eles combatem a sensibilidade dos dentes. Esses cremes são uma ótima opção para quem sofre com o problema de dentes sensíveis. 

Mito – A escovação só tem eficiência quando é feita logo após as refeições 

Logo após comermos, é preciso esperar no mínimo 30 minutos para escovarmos os dentes. Esse é o tempo necessário para que a saliva aja, neutralizando o pH dos alimentos. 

Mito – para uma boa escovação é preciso utilizar uma boa quantidade de creme dental 

Como foi anteriormente mencionado, a associação do creme dental com a escova de dente pode desgastar o esmalte dos dentes. Assim, uma escovação eficiente, não necessita de excesso de creme dental, sendo que, em alguns casos, ele nem precisa ser utilizado. 

Verdade – é preciso escovar a gengiva e a língua 

Para que a escovação seja eficiente, é preciso escovar também as gengivas e a língua. Isso porque são nelas que a maioria das bactérias ficam alojadas. Vale lembrar que a escovação dessas estruturas deve ser diária.

O uso do fio dental é extremamente importante para uma limpeza adequada.

A higiene bucal é essencial para mantermos uma vida saudável. Por isso, após conhecermos alguns mitos e verdades sobre ela, basta colocarmos em prática tudo que aprendemos e ter os melhores resultados.

Top