Doenças agravadas pelo frio

Com a queda das temperaturas, pessoas que sofrem com doenças reumáticas, artrite, artrose, gota, tendinites, osteoporose, bursites, fibromialgia, assim como  problemas dermatológicos, comumente possuem…

Por Editorial MDT em 06/09/2012

Com a queda das temperaturas, pessoas que sofrem com doenças reumáticas, artrite, artrose, gota, tendinites, osteoporose, bursites, fibromialgia, assim como  problemas dermatológicos, comumente possuem seu quadro agravado. Segundo dados, em torno de 15 milhões de pessoas são acometidas pelas doenças anteriormente citadas. Conheça abaixo quais são as doenças agravadas pelo frio.

Veja como o clima frio agrava a apneia do sono

 

O frio pode piorar algumas doenças. (Foto: divulgação)

Saiba por que o frio piora as dores

Após estudos, foi comprovado que o frio pode piorar algumas dores no corpo. As temperaturas mais frias deixam as terminações nervosas mais sensíveis. Isso faz com que o organismo force os músculos a se aquecer, para tentar reduzir a sensação climática, aumentando a dor. Além disso, o frio reduz o fluxo de sangue, prejudicando a circulação do corpo. Tudo isso em conjunto, colabora com a piora dos quadros de dores de várias doenças comuns em nosso meio.

O reumatismo é uma das doenças que se agravam durante o inverno

Quem sofre com problemas reumáticos são considerados meteorologistas. Eles costumam identificar as alterações climáticas, em especial quando se refere às temperaturas mais baixas. Com a chegada do frio, as dores e os processos inflamatórios tendem a piorar, principalmente as articulações e os músculos. Isso porque, as temperaturas mais frias colaboram com a diminuição do aporte sanguíneo nas articulações, assim como nos músculos.

A dor nas costas se intensifica com o frio. (Foto: divulgação)

Outras doenças afetadas com o frio

São diversas as doenças que tem seu quadro de dor intensificado durante as temperaturas mais frias do ano. Conheça abaixo alguns exemplos dessas enfermidades.

  • Dor na região lombar (costas) – em geral, essa dor costuma ser agravada durante a época mais fria do ano, porque as pessoas ficam mais enrijecidas e tensas, tornando os músculos mais contraídos;
  • Piora da depressão – em geral, pessoas que sofrem com depressão, tem seu quadro intensificado;
  • Aumento de peso – durante a fase mais fria do ano, o sedentarismo colabora com o ganho de peso, o que, em alguns casos, pode piorar as dores de quem sofre com os problemas de articulações;
  • Torcicolo (limitação e dor ao olhar para os lados) – em geral, esse acometimento costuma aparecer durante as temperaturas mais frias do ano;
  • Artrose e artrite – pessoas que sofrem com essas doenças que afetam as articulações, tem seu quadro de dor intensificado, em especial, pela redução da quantidade de sangue que chega ao local;
  • Psoríase – ela é um problema de pele e tem seu quadro intensificado durante o frio. Assim, as lesões avermelhadas e descamativas tornam-se mais visíveis.

    O aumento de peso está relacionado com as alterações climáticas. (Foto: divulgação)

Indivíduos portadores de doenças como psoríase, fibromialagia e artose, tem suas manifestações agravadas conforme as alterações climáticas, em especial, durante o frio. Após conhecer as doenças que são agravadas pelo frio, é importante recorrer a um atendimento especializado, caso os sinais e sintomas se tornem intensos.

Top