Dicas para uma viagem de avião mais tranquila

Viajar de avião pode ser motivo de muita animação e diversão para algumas pessoas, que não têm nenhum problema em utilizar o meio aéreo…

Por Andre em 05/03/2013

Viajar de avião pode ser motivo de muita animação e diversão para algumas pessoas, que não têm nenhum problema em utilizar o meio aéreo para se deslocar de uma cidade a outra. Mas para determinados passageiros, tal viagem traz muitos transtornos e preocupações.

Há casos de pessoas que ficam tão nervosas ao entrar em um avião que chegam a passar mal e a precisar de atendimento médico, enquanto outras se entopem de calmantes ou abusam de bebidas alcoólicas para ter uma viagem mais calma, atitudes que não são nada recomendáveis e que podem gerar efeito contrário.

Se você está entre aqueles que sentem um friozinho na barriga só de pensar em pisar na aeronave, confira dicas para uma viagem de avião mais tranquila.

Mantenha a calma: Como vencer o medo de turbulência no avião

Leia também: Como evitar tonturas e enjoos em viagens

Chegue ao aeroporto com antecedência

Para ter uma viagem de avião mais tranquila, você deve começar chegando com bastante antecedência ao aeroporto (pelo menos uma hora antes do voo), principalmente em dias de grande movimento nesses locais. Dessa forma, é possível fazer os procedimentos para o embarque com mais calma, conferir os documentos e a bagagem e evitar qualquer aborrecimento.

Use roupas confortáveis e movimente-se durante a viagem

Lembre-se de que o espaço entre as poltronas costuma ser reduzido na classe econômica. Por isso, se a viagem for feita nessa categoria, evite usar roupas apertadas e muito curtas, para não ter desconforto. Leve em conta também a temperatura, para não passar muito frio ou sentir calor.

Outra dica para ter uma viagem de avião tranquila é movimentar-se durante o voo, ainda mais se a viagem for longa. Levante-se de duas em duas horas, vá ao banheiro, faça uma caminhada pelo corredor. Assim, você pode evitar sérios problemas de saúde, melhorando o fluxo sanguíneo.

Evite alimentos gordurosos e bebidas gasosas

É recomendável não ingerir, antes ou durante a viagem, alimentos gordurosos e calóricos, como feijoada e frituras, e nem bebidas gasosas, pois esses produtos podem dificultar a digestão e causar mal-estar, além de estimularem a formação de gases. Prefira alimentos leves, água sem gás e sucos.

Ouça músicas e leia para se distrair

Nada como uma boa leitura para relaxar durante o voo. Não se esqueça de levar o seu jornal preferido, uma boa revista ou aquele livro que você enrola há tanto tempo para ler. Aproveite também as revistas disponibilizadas pelas empresas aéreas.

Algo que pode ainda deixar o viajante mais calmo é escutar as suas músicas preferidas. Por isso, prepare uma playlist em seu MP3 ou celular (coloque-o no modo “Avião”) e lembre-se de levar o fone, para não incomodar outros passageiros.

Top