Documentos necessários para viajar com crianças

Com a chegada das férias, muitas famílias se organizam para realizar a tão esperada viagem. No entanto, antes de viajar com os filhos, os…

Com a chegada das férias, muitas famílias se organizam para realizar a tão esperada viagem. No entanto, antes de viajar com os filhos, os pais devem organizar além das malas, os documentos dos pequenos. Devido a isso, separamos algumas informações sobre quais os documentos necessários para viajar com as crianças.

Conheça algumas dicas para viajar de avião com as crianças.

Saiba quais são os documentos necessários para viajar com as crianças. (Foto: divulgação)

Conheça quais são os documentos que os pais devem levar na viagem

Viajar com crianças necessita de diversos cuidados, entre eles carregar os documentos que comprovem a filiação. Sendo assim, conheça abaixo quais são os documentos necessários para viajar.

Viagem em território nacional

  • Viagem com os pais – se a viagem acontecer com o pai e a mãe juntos, as crianças e os adolescentes devem portar a carteira de identidade ou a certidão de nascimento original para a comprovação do parentesco.
  • Viagem com apenas um dos pais – o procedimento é o mesmo que o anterior. Ou seja, tanto o pai, quanto a mãe devem carregar consigo a identidade ou a certidão de nascimento dos filhos. Dessa forma, não é necessário emitir a autorização de viagem.

    Muitos pais aproveitam as férias das crianças para realizar a tão esperada viagem. (Foto: divulgação)

  • Viagem com tutor ou algum parente – se a criança ou o adolescente for viajar com avós, bisavós, irmãos ou tios é necessário que eles carreguem o documento original com foto e que comprove o parentesco.
  • Crianças menores de idade ou que estejam viajando com pessoa que não tenha nenhum grau de parentesco – em ambas situações, as crianças devem viajar com uma autorização de viagem por escrito e que contenha a assinatura do pai e da mãe, com firma reconhecida em cartório. Vale ressaltar que adolescentes entre 12 a 18 anos, podem viajar sozinhos em território nacional.
Leia Também:  Camisas femininas estampadas: dicas, fotos

Viagem internacional

  • Viagem com os pais – para viajar com os pais, as crianças e adolescentes menores de 18 anos precisam carregar passaporte e a carteira de identidade nacional.
  • Viagem com apensa um dos pais – crianças que irão viajar somente com o pai, ou com a mãe, devem carregar uma autorização por escrito, com firma reconhecida em cartório por autenticidade.
  • Viagem com tutor ou algum parente – nesse caso, crianças e adolescentes com idade inferior a 18 anos, necessitam de autorização de viagem por escrito, assinada por ambos os pais, com firma reconhecida em cartório.

    Se a viagem for acompanhada por apenas um dos pais, é necessário carregar uma autorização. (Foto: divulgação)

Para aproveitar as férias das crianças, muitas famílias realizam planos de viagem. No entanto, os pais devem ficar atentos às documentações necessárias para que a viagem seja tranquila. Após conhecer um pouco mais sobre, basta separá-los e aproveitar o passeio.

Saiba mais sobre a primeira viagem com o bebê.

Top