Dicas para viajar de avião com crianças

Muitos pais ficam em dúvida na hora de fazer uma viagem de avião em família, afinal, eles desconhecem os cuidados que precisam ser tomados…

Por Isabella Moretti em 25/05/2012

É necessário tomar uma série de cuidados para viajar de forma segura com a criança.

Muitos pais ficam em dúvida na hora de fazer uma viagem de avião em família, afinal, eles desconhecem os cuidados que precisam ser tomados com uma criança a bordo. Os pequenos passageiros podem passar mal durante o voo ou armarem uma grande choradeira por medo, desconforto, tédio ou excesso de proibições.

Quanto menor a criança, mais coisas precisam constar na bagagem de mão para garantir os cuidados ao longo do voo. Os pais ou responsáveis devem providenciar um kit farmacinha, alternativas de entretenimento, itens de higiene pessoal e alguns lanches rápidos. Outras precauções também merecem atenção, como a escolha do voo, os documentos para embarque e o momento da saída do avião.

Para fazer uma viagem aérea segura com o seu filho, confira a seguir algumas dicas:

Idade certa para voar
As companhias aéreas permitem o embarque de recém-nascidos com mais de sete dias, mas os médicos recomendam que a viagem aérea aconteça somente quando o bebê mais de 28 dias. Lembre-se crianças com menos de três meses de vida não possuem um sistema imunológico totalmente desenvolvido, por isso elas podem estar vulneráveis a infecções.

Documentos precisam ser providenciados para que a criança possa viajar de avião.

Documentos para viajar
Para embarcar no voo nacional, os pais precisam apresentar seus respectivos documentos de identidade e a certidão de nascimento do filho. No caso da criança estar com outro acompanhante, que não seja a mãe ou o pai, é necessário fazer uma autorização judicial com firma reconhecida.

Saiba mais: Viagem com crianças: quais documentos levar

Para participar de um voo internacional, a criança precisa de passaporte e, caso seja exigido, também deve tirar o visto. Caso o embarque aconteça apenas com um dos pais, é preciso apresentar uma autorização assinada pela mãe ou pai ausente.

Os direitos ao viajar com a criança
De acordo com a Anac, a criança de até 12 anos deve contar com atendimento diferenciado prestado pela companhia. A Agência Nacional de Aviação Civil ainda afirma que os bebês de até 2 anos de idade pagam apenas 10% da tarifa correspondente ao adulto.

Preparo da criança
Quando a criança é menor de 5 anos, é recomendado escolher o voo noturno, assim ela poderá ir dormindo. Já os mais grandinhos, devem ser orientados sobre como se comportar dentro do avião, além do que os pais precisam estabelecer limites para que o filho não toque terror a bordo.

A saúde da criança
Os pais devem estar munidos de um kit farmacinha, para poder ajudar a criança caso ela se sinta mal durante o voo. Inclua remédio para enjoo, um analgésico e um antitérmico.

Os pais devem encontrar meios de entreter os pequenos passageiros.

Entretenimento
Para que a criança não se sinta entediada durante a viagem, os pais devem levar brinquedos que não façam tanto barulho. Os eletrônicos também podem ser de grande ajuda para entreter os pequenos passageiros, como é o caso do DVD portátil.

Veja também: Passagens aéreas baratas 2012

Top