Primeira viagem de avião com o bebê: cuidados

As empresas aéreas aceitam bebês a bordo quando têm mais de sete dias de vida. No entanto, a recomendação médica é que as viagens…

As empresas aéreas aceitam bebês a bordo quando têm mais de sete dias de vida. No entanto, a recomendação médica é que as viagens de avião aconteçam somente quando a criança tiver completado mais de 28 dias. Antes desse prazo, o bebê é considerado neonatal e pode ter a necessidade de um retorno ao hospital por alguma complicação em sua saúde, o que justificaria tal espera para o voo.

Leia mais sobre: Viajar com bebe ou criança de avião – dicas

 

A primeira viagem de avião do seu filho será inesquecível (Foto: Divulgação)

Alguns especialistas aconselham uma espera ainda maior para a segurança da criança ser completa. Isso porque com menos de três meses o sistema imunológico do bebê não está bem desenvolvido e uma grande aglomeração de pessoas pode ser maléfica pela quantidade significativa de bactérias que o pequenino estará exposto. Por isso, se não for extremamente necessário, evite viajar com recém-nascidos.

Documentação para embarque de bebês em voos

Se não tem jeito e a viagem deve fazer parte da vida do bebê pela primeira vez, mesmo sendo ainda muito pequenino, é melhor começar a pensar na parte burocrática. Para voos nacionais é necessário que você esteja com o documento de identidade ou a certidão de nascimento da criança. Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, menores de 12 anos precisam estar acompanhados de, pelo menos, um dos pais ou parentes maiores de 18 anos. Caso contrário, você precisará fazer uma autorização judicial (com firma reconhecida) para que ele embarque com outro acompanhante.

Saiba mais sobre: Dicas para viajar de avião com crianças

Mas, se o bebê for embarcar em um voo internacional é preciso ter um passaporte. Para crianças menores de cinco anos o passaporte expira rapidamente. Caso a criança embarque só com um dos pais ou responsáveis legais a outra parte precisa emitir uma declaração com firma reconhecida. O modelo da carta pode ser encontrado no site do Tribunal de Justiça.

Para que a viagem de avião do seu filho aconteça da melhor maneira, opte por embarques noturnos (Foto: Divulgação)

Dicas rápidas para facilitar a primeira viagem de avião dos bebês

– Escolha embarques durante a noite para que a criança perceba menos o voo;

Leia Também:  Produtos para definir cachos

– Troque o seu bebê antes de embarcar para evitar trocas no avião, mas se não for possível, pergunte para comissária de bordo o local para arrumá-lo;

– Coloque as coisas essenciais para o bebê em sua bagagem de mão;

– Leve a carteira de vacinação do filho.

Top