Quais direitos os portadores de diabetes possuem no INSS?

Felipo Bellini 25/10/2021 Notícias

A diabetes é uma doença que tem como  sua característica em princípio, o aumento do açúcar no sangue, e se não for devidamente tratada pode levar a muitos danos nos órgãos. Essa doença pode trazer uma consequência na vida do trabalhador, impedindo muitas pessoas de realizar suas tarefas diárias, garantindo por lei, alguns benefícios do governo.

Quais direitos os portadores de diabetes possuem no INSS

Fonte/Reprodução: original

 O que é a diabetes e seus efeitos?

Existem vários tipos de diabetes, sendo elas tipo 1, tipo 2, pré diabetes e a gestacional. Ela pode causar diversos danos ao organismo do portador da doença, que pode ter danos severos aos órgãos. Com esses problemas a pessoa com diabetes pode vir a ser impedida de fazer muito esforço se não for devidamente tratada da forma correta.

 Quais benefícios o profissional diabético encontrará no INSS?

 O trabalhador que está em estágio de tratamento, com necessidade de ser afastado por mais de 15 dias corridos, pode estar solicitando a ajuda do INSS. No qual receberá o auxílio-doença, que estará recebendo durante todo o tempo que se mostrar impossibilitado de exercer as funções do trabalho.

O que é preciso para que o trabalhador garanta sua aposentadoria por invalidez?

Nessas situações o portador da diabetes deve se submeter a uma perícia do INSS para que sua condição seja comprovada de forma concreta. E deve seguir alguns princípios mínimos para estar solicitando o benefício. Sendo eles:

  • Ter pelo menos o tempo de 12 meses de comprovação de arrecadação para o INSS.
  • Comprovar a veracidade da doença através de exames e laudos que comprovem que existe a necessidade do auxílio.
  • Comprovar o início da incapacidade.

Todas essas etapas podem ser solicitadas no site do INSS ou pelo app MEU INSS.

Onde fazer o requerimento?

De início o trabalhador deve estar solicitando o auxílio doença, pois para que solicite a aposentadoria por invalidez, o indivíduo deve estar em um grau da doença que impeça permanentemente de exercer o trabalho.

Quando essa incapacidade existe, a solicitação da aposentadoria por invalidez é feita através do site do INSS, pelo aplicativo das lojas Play Store e App Store chamado MEU INSS, ou pela Central de Atendimento pelo número 135.

Para que o trabalhador consiga essa solicitação, ele deve passar por vários exames que comprovem que não é capaz de trabalhar, esses exames são exigidos pelo próprio INSS que tem seus médicos para a avaliação dessas condições.

Outros artigos

Acessórios que também são amuletos

27/02/2013

Acessórios que também são amuletos

Os acessórios que carregam amuletos da sorte estão em alta. Atualmente diversas famosas aderiram à moda e são frequentemente vistas usando os amuletos em acessórios....

Viagem de Trem para Vitória

30/03/2011

Viagem de Trem para Vitória

Hoje em dia temos pouco tempo para nosso lazer e por isso viajar pode ser uma boa opção para repor as energias e também para passar um bom tempo junto com sua fa...

Como evitar as doenças causadas por vírus

07/03/2013

Como evitar as doenças causadas por vírus

As doenças virais são problemas muito comuns em nossos meio, devido a sua alta taxa de transmissibilidade. É grande a variedade de patologias causadas por vírus, exi...