Como aplicar o Marketing Esportivo nos dias atuais?

Wagner Santos 04/11/2021 Notícias

Muita gente já compreende a importância que esse segmento do marketing tem. No entanto, a dúvida é: como aplicar o marketing esportivo? Afinal de contas, na teoria, as coisas são bem fáceis. Mas, na prática, pode haver algumas dificuldades. Sendo assim, para facilitar o seu entendimento, resolvemos elaborar esse artigo para deixar tudo muito claro.

Se você precisa elaborar um projeto ou ação, mas não sabe como aplicar o marketing digital, deve estar se sentindo desesperado. No entanto, não há motivos para ficar desse jeito. Criar um plano de marketing esportivo pode ser mais simples do que você imagina. Quer apostar? Então é só conferir esse nosso artigo.

O que é marketing esportivo?

O marketing esportivo, ainda que seja uma ramificação do marketing tradicional, que já é bem conhecido, possui uma definição um pouco diferente. Na realidade, entende-se que essa área é uma ferramenta de comunicação. No entanto, ela é utilizada por corporações esportivas, onde o intuito é se relacionar eficientemente com o público-alvo.

Porém, nesse caso, público-alvo não quer dizer apenas as pessoas que vão comprar o produto. O público-alvo é composto por clientes, possíveis clientes, colaboradores e comunidade geralmente. No caso de estar desenvolvendo uma ação voltada ao futebol, toda a comunidade futebolística está envolvida.

É um trabalho com bastante detalhes onde se requer certas atenções. E é por isso que muita gente se pergunta como aplicar o marketing esportivo. Afinal, por ser um tanto minucioso, é normal ter algumas dúvidas.

O que você precisa saber para aplicar o marketing esportivo?

O marketing esportivo tem como princípio estabelecer uma conexão com o público. E essa é a primeira coisa que você deve entender para saber como aplicá-lo. Você deve pensar em estratégias que vão tocar o seu cliente. Ele deve verter algum sentimento. Afinal, o esporte é pautado em paixão e emoção. Então a sua ação deve possuir essas características.

Tente despertar ao máximo o gatilho da emoção. Essa é a maneira mais eficiente de elaborar uma proposta de marketing esportivo. Se em campo existe toda essa comoção, por que fora dele deve ser diferente? As sensações que o seu público-alvo tem que sentir deve ser semelhante à como se ele estivesse em campo.

Ademais, outra coisa que você deve compreender acerca desse assunto é que o marketing esportivo não se limita a marcas esportivas. Há inúmeras empresas que se promovem com base nesse tipo de estratégia. Dentre elas, podemos citar:

  • McDonald’s;
  • Coca-Cola;
  • Chevrolet;
  • Fiat;
  • Emirates;
  • Crefisa.

Como falamos, esse ramo é focado na comunicação assertiva. Sendo assim, ainda que empresas de esporte sejam as que mais se beneficiam desse tipo de estratégia, elas não são as únicas. E ter essa noção é uma forma de melhor entender como aplicar o marketing esportivo.

Empresas como a 22Bet Brasil, por exemplo, podem se beneficiar bastante desse tipo de estratégia. Uma empresa não precisa vender produtos sobre futebol para que se possa aplicar essas técnicas.

Como aplicar o marketing esportivo?

Agora que você já entendeu melhor alguns pontos, podemos mostrar na prática algumas ações que podem ser feitas onde o marketing esportivo é aplicado. Podem ser desde estratégias mais simples, com um custo de investimento alto, como estratégias mais estruturadas. E, como consequência, são mais caras.

Insira a marca no meio esportivo!

Para que a sua estratégia seja bem feita, no mínimo a empresa deve estar inserida no meio esportivo, ainda que não seja relacionada. No caso da Coca-Cola, por exemplo, ainda que ela não venda produtos esportivos, ela está sempre estampada nos outdoors dos estádios de futebol.

Portanto, uma forma e como aplicar o marketing esportivo é exatamente tentando inserir a empresa nesse meio. Pode não ser uma tarefa fácil, inicialmente, mas certamente é bastante recompensadora. Isso vai reforçar a ideia de que a empresa é uma parceira do esporte, não um mero anunciante.

Marketing de conteúdo

Conteúdo continua sendo essencial. Quem gosta de esportes, gosta de comentar sobre. E qual criar uma plataforma que reúne esse tipo de informação? Pode até ser discreto, para que a estratégia dê mais certo. Que tal fazer um site de notícias do Brasil e aliar com assuntos sobre o tema esportivo? Fora isso, outras dicas que podem ajudar são:

  • Produzir guest post em blogs de esportes;
  • Criar conteúdo para as redes sociais;
  • Pagar para que um atleta fale sobre a sua marca nas redes sociais.

Insira as marcas em eventos esportivos!

O esporte sempre tem novidades e, a toda hora, eventos estão acontecendo. E para que o público relacione os valores do esporte com a sua marca, você precisa se mostrar presente nos eventos esportivos. Então, atente-se aos seguintes grandes eventos:

  • Copa do mundo;
  • Olimpíadas;
  • Brasileirão;
  • Copa américa;
  • Copa sul-americana;
  • Paraolimpíadas. 

Sempre que possível, tente manter a imagem da empresa presente. Fazendo isso, além de o público-alvo relacionar a sua marca com as características do futebol, você estará construindo a sua imagem. É uma ótima forma de se manter presente na vida dos clientes e possíveis clientes.

Outros artigos

Aulas de Yoga Online Grátis

26/03/2010

Aulas de Yoga Online Grátis

As aulas de yoga estão sendo muito procuradas pelas pessoas, que buscam nesses exercícios estratégicos uma forma de manter o equilíbrio entre corpo, mente e espí...