Beneficiários do INSS ganham ação na justiça e receberão valores atrasados

Felipo Bellini 21/10/2021 Notícias

Foi liberado 1,4 bilhão em atrasados aos beneficiários do INSS, o valor estará disponível ainda nesse ano respectivamente nos casos de baixos valores, já os valores que ultrapassam 60 salários mínimos serão recebidos em 2022.

Beneficiários do INSS ganham ação na justiça e receberão valores atrasados

Fonte/Reprodução: original

O valor é interligado ao atraso de pagamento de pensionistas, aposentados e outros segurados que receberam autorização de pagamento desde agosto do ano de 2021.

Quando os beneficiários do INSS que ganharam a causa vão receber os valores atrasados?

Caso o segurado tenha um valor a receber que não fure o teto de 60 salários mínimos, poderá receber o dinheiro por requisições de pequeno valor (RPVs) em no máximo 60 dias após conseguir a vitória judicial. Ou seja, após vencer a ação judicial levará até trinta dias para a liberação e mais até 30 dias para o depósito em conta.

Mas na hipótese em que os valores atrasados somam mais de 60 salários mínimos, o aposentado recebe via precatórios, liberados uma vez ao ano. O próximo precatório será pago apenas em 2022, ou seja, aqueles que possuem um montante maior de dinheiro para receber, receberão apenas em 2022.

Quem se beneficia com essa vitória em relação ao INSS?

O benefício será dirigido para categorias de pensionistas, aposentados e segurados que venceram as ações e ficaram com o pagamento autorizado desde o mês de agosto do ano 2021.

Os segurados, pensionistas e aposentados que receberam um parecer positivo em ações judiciais em agosto, serão beneficiados com sua respectiva parte da verba de R$ 1,4 bilhão que estará viabilizada via Conselho de Justiça(CJF), contendo assim o objetivo de quitar os atrasos do INSS relacionados à autarquia, atrasos os quais são referentes a solicitações de revisões de aposentadoria, além de auxílios doença, pensões de morte e diversos outros benefícios custeados pelo INSS.

O número total de beneficiários supera 94 mil indivíduos, respectivos a 75.547 processos, incluindo requisições de valores pequenos que não são de categorias previdenciárias ou assistenciais. Devido essa grande demanda atrasada, o CJF liberou o valor de R$ 1,6 bilhão para quitar os custos dessas ações.

 

Outros artigos

7 dicas para tratar queimaduras

02/05/2013

7 dicas para tratar queimaduras

As queimaduras térmicas fazem parte dos acidentes domésticos mais frequentes e, ainda assim, a maioria das pessoas não sabe como proceder mediante essa situação. A e...

Música faz bem a Alma e a Saúde também

03/12/2008

Música faz bem a Alma e a Saúde também

Quem não gosta de ouvir aquela música favorita, ou assistir aquele DVD da sua banda predileta para relaxar depois de um dia de trabalho? Todos sabem que a mús...