Conta de luz mais barata, Aneel aprova cobrança de acordo com horário

A conta de luz vai sofrer mais mudanças para o consumidor, mas dessa vez a promessa da Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica-…

Por Redacao em 23/11/2011

A conta de luz vai sofrer mais mudanças para o consumidor, mas dessa vez a promessa da Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica- é de que o consumidor vá pagar menos e portanto, seja beneficiado com os ajustes que devem ser aplicados em etapas a partir de 2012.

☰ CONTEÚDO

O que vai mudar

A energia terá diferentes preços em cada horário do dia. O horário mais caro da energia será entre 18h e 22h. Uma hora antes (17h) e uma hora depois (23h) desse horário mais caro, a energia será um pouco mais barata, e nos demais horários a cobrança da energia será menor. Segundo a Aneel o consumidor que conseguir usar energia nos horários mais baratos, terá uma economia de até 40% na conta de luz do fim do mês.

Como fazer parte

Para entrar nos benefícios do horário mais barato é necessário que o consumidor escolha fazer parte desse novo sistema e tenha um relógio medidor eletrônico, que é o aparelho que informará à distribuidora os horários de consumo de energia.

Sinal de alerta

Tudo que o consumidor quer é ficar bem informado sobre as variações em relação ao custo da energia, a ideia é que a partir do próximo ano também exista um sistema de alerta que informe ao consumidor sobre as mudanças do custo da energia, funcionará assim: um código de cores será divulgado, se estiver verde significa que a energia está barata, porém se o custo aumentar um sinal amarelo aparecerá e se a energia estiver mais cara, o sinal vermelho será ativado, o sistema foi inspirado nos sinais de trânsito e vai ser bem útil e simples para o consumidor final.

Segundo Ivan Camargo, superintendente de Regulação da Distribuição da Aneel, tudo isso foi pensando no consumidor, a fim de lhe dar poder de controlar seu consumo a partir de informações tão importantes e conseguir economizar ainda mais.

Top