sábado, 1 de outubro de 2022 - 01/10/2022 05:07:34
MundodasTribos

Saiba aqui quais são as principais diferenças existentes entre o PIS, o Pasep, o NIT e o NIS.

O que este artigo aborda:

Programa de Integração Social (PIS)

O PIS é o Programa de Integração Social e possui a finalidade, ser uma assistência empregativa para as pessoas empregadas no setor privado com carteira assinada. Com o cadastro do PIS dado obrigatoriamente no primeiro emprego com caráter formal, o trabalhador tem garantido de recebimento de direitos como o FGTS, o seguro-desemprego, o abono salarial, 13.º salário e entre outros direitos beneficentes que são garantidos para o trabalhador formal com carteira assinada. 

Programa de Formção do Patrimônio do Servidor Público (Pasep)

O Pasep se difere do Programa de Integração Social (PIS) pelo fato de que a sua assistência empregativa é destinada para os servidores públicos, apesar de ambos os programas sociais terem o mesmo objetivo em comum, assim como o oferecimento de benefícios para os trabalhadores de carteira assinada. 

Entenda a diferença entre PIS, Pasep, NIT e NIS

Fonte/Reprodução: Original

O que difere os empregados da iniciativa privada dos servidores públicos é a sua consulta aos benefícios oferecidos oelos programas sociais. Enquanto o primeiro grupo deve ir para a Caixa, o segundo grupo deve ir para o Banco do Brasil.

Sou um trabalhador da iniciativa privada e passei em um concurso público. Eu preciso fazer um novo cadastro para ser incluído no PASEP? 

Não. Não é necessário que um trabalhador da iniciativa privada que passou em um concurso público faça um novo cadastro para ser incluído no Pasep, uma vez que a sua inscrição no PIS.

Número de Registro do Trabalhador (NIT)

É o Número de Registro do Trabalhador para os trabalhadores que fazem o exercício de algum tipo de serviço autônomo, ou seja, ele é destinado para o grupo de pessoas que não tenham nenhum vínculo empregatício com a carteira assinada. 

Com a geração dada através do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), os trabalhadores informais devem contribuir com a Previdência Social para que tenham o direito aos benefícios do órgão público como a aposentadoria, as pensões e entre outros direitos garantidos para os beneficiários do INSS

Sendo assim, é necessário a apresentação do NIT para que os trabalhadores autônomos façam o pagamento como um contribuinte individual.

Caso você tenha Número de Registro do Trabalhador e comece a exercer algum tipo de serviço trabalhista com a carteira assinada, você precisa fazer a realização de sua inscrição no Programa de Integração Social (PIS). 

Número de Identificação Social (NIS)

É o Número de Identificação Social que o seu cadastro é realizado através do Cadastro Nacional de Informações ou pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) mediante a apresentação do primeiro emprego com a carteira assinada e é mantido no sistema da Caixa Econômica Federal.

O NIT é atribuído tanto para as pessoas beneficiárias de programas sociais como o Bolsa Família e/ou o Pronatec, também para pessoas com os direitos trabalhistas como o FGTS, o seguro-desemprego, o abono salarial, 13.º salário e etc.

Dessa forma, quando uma pessoa passa a exercer um serviço trabalhista com a carteira assinada, o NIS passará a ser uma integração do PIS, que nada mais é, que uma inscrição de NIT em que é informado o vínculo empregatício de caráter formal de um trabalhador.

Se você nunca trabalhou com a carteira assinada, o NIS será usado como uma identificação para saber a quem é garantido os benefícios governamentais de natureza social.

Fora feito a apresentação a respeito sobre o que são o PIS, Pasep, NIT, NIS e as principais diferenças entre eles.

O conteúdo "Entenda a diferença entre PIS, Pasep, NIT e NIS" foi feito por Felipo Bellini e distribuído por MundodasTribos na categoria Economia em .

Felipo Bellini

Empresário, Tradutor e professor formado em Letras Inglês. Atualmente gerencio a empresa Tutora.me - Uma rede social de educação que visa a interação entre professores e alunos - e a empresa Traduza.biz - especializada em tradução acadêmica.

1

Pode ser do seu interesse

Demissão após redução salarial pode gerar indenização

Demissão após redução salarial pode gerar indenização

Empréstimos com Juros Baixos, Dicas

Empréstimos com Juros Baixos, Dicas

Custo do trabalhador pode atingir até 2,83 vezes o salário, diz FGV

Custo do trabalhador pode atingir até 2,83 vezes o salário, diz FGV

Fundo de investimento para torcedores do Corinthians Caixa

Fundo de investimento para torcedores do Corinthians Caixa

Nota Fiscal Paulista: Para que Serve?

Nota Fiscal Paulista: Para que Serve?

Consórcio Imobiliário Saga

Consórcio Imobiliário Saga