Pagar IPVA à vista ou a prazo: o que é melhor?

Pagar IPVA à vista ou a prazo: o que é melhor?

Está com dúvidas sobre pagar IPVA à vista ou a prazo: o que é melhor? Então confira as nossas dicas e aproveite o último…

Por Andre em 12/12/2012

Está com dúvidas sobre pagar IPVA à vista ou a prazo: o que é melhor? Então confira as nossas dicas e aproveite o último mês do ano para planejar o orçamento financeiro para 2017.

 

O que é melhor: Pagar o IPVA à vista ou a prazo?

 

Um novo ano se aproxima e com ele as contas como IPVA, DPVAT, licenciamento, IPTU, material escolar, entre tantas outras. Para isso, é muito importante aproveitar esse fim de ano para fazer escolhas conscientes e guardar dinheiro a fim de não começar mais um ano com dívidas.

 

O IPVA – Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores –deve ser pago todos os anos por todos os proprietários de veículos. O valor varia por estado e pode ser pago em cota única ou parcelado.

 

Mas qual seria a melhor escolha, pagar à vista ou parcelar?

 

Valores IPVA 2017

 

O IPVA é obrigatório e os preços variam de acordo com o valor venal do veículo que pode ser conferido na Tabela Fipe – Preço Médio de Veículos, preenchendo o período de referência, a marca, o modelo e o ano modelo do veículo.

 

Além disso, o valor do IPVA também é acrescido do imposto de cada estado que pode variar entre 3% a 8%. Para consultar os preços é possível acessar o site da Secretaria da Fazenda do estado em que o veículo está registrado.

 

 

Pagamento IPVA 2017

 

Mas, voltando a pergunta sobre pagar à vista ou parcelar, segundo especialistas a decisão depende da situação financeira de cada um. Na maioria dos estados brasileiros, o pagamento em cota única do IPVA é mais vantajoso por conta do desconto oferecido.

 

Porém, para aqueles que não tem todo o valor para realizar o pagamento à vista e nenhuma reserva, o valor deve ser parcelado para não passar por dificuldades financeiras. Porém, para isso é fundamental prestar atenção nas datas de vencimento para não atrasar porque os juros são altos. Também devem iniciar um planejamento mensal de todas as dívidas, valores e parcelas para ter controle financeiro.

 

O mais indicado e vantajoso é o pagamento à vista por conta dos descontos. Por isso é essencial fazer uma reserva mensal dos rendimentos ou ainda guardar as parcelas do 13º salário para essas contas.

 

 

IPVA 2017 como pagar?

 

É muito importante o pagamento do IPVA, DPVAT (seguro obrigatório) e também o licenciamento para garantir a regularização anual do veículo e também a indenização em caso de acidentes.

 

Para efetuar o pagamento depende do estado, mas na maioria basta consultar o valor e emitir a guia de pagamento no site da Secretaria da Fazenda do Estado ou ir a algum banco conveniado com o número do RENAVAM (Registro Nacional de Veículos Automotores).

 

É neste momento que o DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre) também deve ser pago.

 

O que acontece se não pagar o IPVA?

Não é aconselhável a inadimplência do imposto porque o proprietário não poderá renovar o licenciamento do veículo e assim, poderá ser multado, perder pontos na carteira, pode ter o veículo apreendido, pagar taxa de guincho, pagamento da multa, em caso de acidentes com vítimas será o responsável pelas indenizações.

Também o atraso do pagamento traz prejuízo aos donos de veículos que pagam em média 0,33% de juros por dia de atraso e também, os juros baseados na taxa Selic até o limite de 20% calculado sobre o valor total.

Por essas razões é imprescindível o pagamento correto do IPVA, DPVAT e taxa de licenciamento todos os anos na data correta. Á vista ou a prazo o importante é se planejar e não esquecer as datas!

Top