Dietas para hipertensos

Dietas para hipertensos

As dietas para hipertensos possuem uma série de restrições para que o coração não seja prejudicado. A principal recomendação é reduzir a quantidade de…

Por Isabella Moretti em 01/12/2014

As dietas para hipertensos possuem uma série de restrições para que o coração não seja prejudicado. A principal recomendação é reduzir a quantidade de sal nos alimentos, pois o consumo excessivo desse componente alimentar coloca a pressão arterial nas alturas.

Dietas para hipertensos. (Foto: Divulgação)

Milhares brasileiros sofrem com pressão alta. Esse quadro se manifesta quando o sangue, bombeado pelo coração, exerce tensão sobre as paredes dos vasos. As pessoas hipertensas possuem uma saúde mais frágil, já que estão mais propensas ao infarto e ao acidente vascular cerebral (AVC).

Para manter a pressão controlada, o hipertenso precisa restringir o consumo de sal nas refeições. Ele deve limitar a ingestão de pratos ricos em sódio e apostar em outros alimentos que combatem a hipertensão. O sedentarismo, a obesidade e o consumo excessivo de álcool agravam o quadro do hipertenso, por isso é importante adotar hábitos mais saudáveis no dia-a-dia.

Leia mais: Hipertensão: principais causas, sintomas, tratamentos

Dietas para hipertensos

É importante não exagerar na quantidade de sal. (Foto: Divulgação)

 

Confira a seguir um cardápio que serve de exemplo para as dietas para hipertensos:

Café da manhã: 200 ml de leite + 25g de pão sem sal + 20g de manteiga sem sal.

Lanche da manhã: 1 xícara de café descafeinado com açúcar + 2 bolachas de maisena.

Almoço: 200g de purê de batata preparado com manteiga sem sal + 50g de ervilhas cozidas no vapor + 1 filé de peixe grelhado + 1 banana de sobremesa.

Lanche da tarde: iogurte desnatado e aveia.

Jantar: bife de peru grelhado temperado com alho e ervas aromáticas + macarrão cozido sem sal + salada temperada com azeite + 1 laranja de sobremesa.

O que o hipertenso pode comer?

Verduras, legumes, frutas, carnes magras e integrais são bem-vindos. (Foto: Divulgação)

Alguns alimentos ajudam a combater a hipertensão, como é o caso da aveia, da amêndoa, dos cereais integrais e do leite. O aipo também se destaca como um item que não pode faltar na dieta do hipertenso, pois ele tem ação diurética e ajuda eliminar as toxinas que prejudicam o coração. O brócolis também é um ótimo aliado, pois ele possui nutrientes que ajudam a regular a pressão.

Ao invés de usar sal para temperar os alimentos, o hipertenso pode apostar nas ervas aromáticas e especiarias, como manjericão, alecrim, cebolinha, cominho, orégano, louro e pimenta.

Cuidado na hora de temperar os alimentos. (Foto: Divulgação)

O que o hipertenso não pode comer?

Na hora de se alimentar, o hipertenso deve evitar alguns itens, tais como: molho inglês, sal, ketchup, caldo de carne e todos os tipos de alimentos industrializados.

Agora que você já sabe como realizar as dietas para hipertensos, tome os devidos cuidados e preserve a saúde.

Top