Dietas Desintoxicantes: São Eficazes?

Pense nesta situação: Depois de um fim de semana recheado de frituras, doces e bebidas, como você se sente? Fica aquela sensação de que…

Por Redacao em 26/11/2015

Pense nesta situação: Depois de um fim de semana recheado de frituras, doces e bebidas, como você se sente? Fica aquela sensação de que seu corpo pede por socorro? Então o que fazer? Dietas Desintoxicantes: São Eficazes?

Dietas Desintoxicantes: São Eficazes? (Foto: Divulgação)

Dietas Desintoxicantes: São Eficazes? (Foto: Divulgação)

Dietas Desintoxicantes: São Eficazes?

Toda pessoa deve fazer uma dieta de desintoxicação de tempo em tempo, e de acordo com especialistas na área de nutrição, é importante que se elimine do organismo substâncias tóxicas, como metais pesados, agrotóxicos, corantes, conservantes. Dietas Desintoxicantes: São Eficazes? Sim são muito eficazes para o organismo desde que sejam feitas de maneira adequada.

Uma alimentação balanceada ajuda na desintoxicação (Foto: Divulgação)

Uma alimentação balanceada ajuda na desintoxicação (Foto: Divulgação)

Quando fazer a Dieta desintoxicante?

E saiba que isso independe do tipo de alimentação a que você está acostumado a ingerir. Se uma pessoa tem uma alimentação saudável a maior parte do tempo, o ideal é que ela faça a dieta pelo menos uma vez por mês. Agora, se você é do tipo de pessoa que adora uma fritura, refrigerantes e alimentos industrializados e não consegue passar um dia sem eles, o ideal é que a dieta desintoxicante seja feita a cada quinze dias.

Veja aqui também: Dietas detox: cuidados

Verduras e legumes são ótimos na dieta de desintoxicação (Foto: Divulgação)

Verduras e legumes são ótimos na dieta de desintoxicação (Foto: Divulgação)

O que dizem os especialistas?

No entanto, nem todos os especialistas na parte de nutrição concordam com isso, pois, dizem que essa dieta não traz benefício algum ao organismo. Eles acham que substâncias como os agrotóxicos são absorvidas pelo intestino. Até agora só foi realmente comprovado que algumas pessoas têm alergia a essas substâncias.

Uma dieta regrada, com uma combinação de alimentos com proteínas, carboidratos e fibras é o essencial para o organismo. Se exagerar na quantidade de gordura que consumiu, por exemplo, o ideal é diminuir a quantidade de gordura que irá comer durante o resto da semana. O corpo, por si só, é capaz de eliminar essas substâncias.

Confira mais informações aqui: Dietas para combater doenças

Frutas e legumes ajudam na limpeza das toxinas do organismo (Foto: Divulgação)

Frutas e legumes ajudam na limpeza das toxinas do organismo (Foto: Divulgação)

Dieta para purificar o organismo

A purificação do organismo pode ser feita com uma dieta rica em alimentos naturais, com baixo consumo de alimentos industrializados, como sal e açúcar. A dica é de que não se faça uma dieta muito restritiva, principalmente para crianças, adolescentes, idosos, gestantes e mulheres que estão amamentando, isto porque seguir uma dieta desintoxicante se torna insuficiente tanto na quantidade de calorias necessárias, quanto no valor nutricional que se fazem necessárias ao corpo.

Com as informações acima fica claro que uma dieta desintoxicante nem sempre é o ideal, portanto, fique atento para o consumo de alimentos para que o seu organismo, por si só faça a desintoxicação!

Top