Vídeo mostra funcionamento dos neurônios em 3D

Um vídeo mostra funcionamento dos neurônios em 3D e aponta uma nova técnica que permite a atividade de todos os neurônios de um micro-organismo…

Um vídeo mostra funcionamento dos neurônios em 3D e aponta uma nova técnica que permite a atividade de todos os neurônios de um micro-organismo em um determinado momento.  Batizado de LFDM (sigla em inglês para Microscopia de Deconvolução por Campo de Luz), essa nova técnica de método utiliza microlentes e microscópios para gerar filmes em três dimensões da atividade do sistema nervoso cerebral.

Um vídeo mostra de fato como os neurônios fazem em ação (Foto: Divulgação)

Leia também: Cientistas conseguem implantar neurônio artificial

Vídeo mostra funcionamento dos neurônios em 3D

Um artigo sobre a possibilidade de ver os neurônios em ação de um modo mais real possível é uma novidade empolgante para todos que gostam desse universo. Esse estudo foi publicado na última edição da Nature Methods, conceituada publicação da área de ciência, o que mostra como ele é empolgante e revelador.

“A LFDM é fácil de fazer, tem boa relação custo-benefício e é compatível com a maioria dos microscópios”, declara o levantamento, assinado por cientistas do MIT (Massachussets Institute of Technology) em parceria com pesquisadores da Universidade de Viena.

Os neurônios em funcionamento pode ajudar a descobrir curas para doenças (Foto: Divulgação)

Saiba mais informações sobre: Nutrientes que ajudam a proteger o cérebro

Vídeo mostra funcionamento dos neurônios em 3D demonstra avanços

O vídeo mostra funcionamento dos neurônios em 3D é mais ágil do que os experimentos que vieram antes dele. Até esse momento, os métodos usados para registrar a atividade do sistema nervoso existentes eram demorados e apresentavam resultados com baixa resolução.

Depois do desenvolvimento dessa tecnologia os cientistas pretendem aprimorar a técnica para que ela seja aplicada a organismos de estrutura nervosa mais complexas, como os seres humanos, que contam com bilhões de neurônios espalhados pelo corpo.

Continuar Lendo  Como escolher os brinquedos certos para o seu bebê

Veja mais informações sobre: Ajude a preservar a memória com alguns alimentos

Conseguir ver os neurônios em funcionamento vai possibilitar aos cientistas da área de saúde entender melhor como estas células se comportam em casos de distúrbios do sistema nervoso, como por exemplo, a Doença de Parkinson e outros males. O vídeo dos neurônios em funcionamento não foi divulgado até o momento, somente imagens.

Top